Questões de Concurso Sobre sociologia para analista - antropologia

Foram encontradas 28 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1313437 Sociologia
Segundo dados apresentados por Lima e Fernandes (2019), Roraima recebe imigrantes haitianos, cubanos e venezuelanos, tendo a migração massiva desses últimos intensificada após 2016. No contexto de fluxo migratório internacional, as relações sociais de imigrantes e nacionais são marcadas por conflitos e acusações, com disputas por postos de trabalho, permeadas por situações de xenofobia, e, ainda, muitas vezes, os imigrantes vivenciam situações de fome e desabrigo, mas também há acolhimento e solidariedade. Nesse contexto, pode-se afirmar que os processos migratórios:
Alternativas
Q1313436 Sociologia
No Brasil, em 2019, o Supremo Tribunal Superior passou a considerar crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Isto porque os atos perpetrados contra os segmentos LGBT, isto é, aqueles motivados pela orientação sexual do outro, passam pela violência psicológica – humilhações, chacotas e risadas em relação aos jeitos de andar, de falar ou de vestir –, pela violação dos direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão e a não discriminação, e pela violência física, com ações como tortura, espancamento e até morte. Os movimentos sociais LGBT reivindicam a temática da diversidade sexual nas escolas com vistas a promover prioritariamente:
Alternativas
Q1313435 Sociologia
A partir dos anos 2000, diversas ações afirmativas foram implementadas, como a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiências para ingresso em universidades e concursos públicos. Essas ações são fruto da confluência de pressões externas , das universidades, do governo e das reivindicações dos movimentos sociais. No que tange às ações afirmativas raciais, estas visam:
Alternativas
Q1313425 Sociologia
No Brasil, três categorias, articuladamente, são utilizadas principalmente como marcadores da produção social das diferenças nas relações sociais e dão significado às relações de poder entre os indivíduos, engendram identidades, privilégios e desigualdades estruturais. Essas categorias são:
Alternativas
Q1313424 Sociologia

“A formulação de políticas públicas é uma ati v idade sociocultural (regida por lei s ) profundamente imersa nos processos sociais cotidianos, nos “mundos de sentido” humanistas, nos protocolos linguísticos e nas práticas culturais que criam e sustentam esses mundos” (Shore, 2010).

Nesse sentido, leis como Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Estatuto do Idoso (2003) e Maria da Penha (2006) protegem determinados grupos sociais: crianças, adolescentes, idosos e mulheres em relações afetivas. Segundo Shore (2010), pela perspectiva da antropologia, políticas desse tipo tem como função simbólica:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: A