Questões de Concurso Sobre jornalismo para comunicação social

Foram encontradas 137 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1927123 Jornalismo
Idealizada pela cientista política alemã Elizabeth Noelle-Neuman, no âmbito dos estudos sobre a influência dos meios de comunicação de massa no comportamento do indivíduo, esta Teoria tem entre seus pressupostos o fato de que pessoas tendem a expressar menos sua opinião quando imaginam que podem estar em minoria ou serem recebidas com desdém. Essa posição seria tomada para evitar um possível isolamento do indivíduo, temeroso do que pode acontecer caso declare uma opinião contrária à da maioria. Assinale a alternativa que apresenta a Teoria citada acima.
Alternativas
Q1927105 Jornalismo
 Leia atentamente as afirmativas abaixo relacionadas à Teoria da Agulha Hipodérmica.

I. A Teoria da Agulha Hipodérmica atribuí caráter de onipotência aos meios de comunicação de massa.
II. O modelo de comunicação seguido pela Teoria Hipodérmica foi influenciado, entre outros, pelo trabalho do pesquisador russo Ivan Pavlov (da psicologia comportamental), sobretudo em função dos estudos que ligam estímulo à resposta.
III. A Teoria Hipodérmica integra as investigações teóricas realizadas no âmbito da chamada “Escola Norte-Americana”, fortemente impactada pela ascensão dos meios de comunicação de massa durante a primeira metade do século XX.
IV. Os estudos que levaram à formulação da Teoria Hipodérmica estão relacionados ao interesse em se conhecer melhor os efeitos das mensagens sobre a audiência, sobretudo aqueles provocados pelas campanhas políticas e pela propaganda.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q1644737 Jornalismo

Sobre a classificação do texto no jornalismo, relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa CORRETA.


I– Reportagem.

II– Suíte.

III– Crônica.

IV– Artigo.

V– Perfil.


A– Texto assinado, que reflete a opinião do autor a respeito de algum fato ou tema da atualidade.

B– Marcadamente subjetivo, registra a visão de fatos do cotidiano e aproxima o jornalismo da literatura.

C– Apresenta informação atualizada sobre a notícia já publicada anteriormente.

D– Apresenta um local ou uma pessoa que tenha uma história relevante a ser descrita.

E– Relato de maior intensidade e densidade que a notícia e tem caráter investigativo.

Alternativas
Q1644735 Jornalismo
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
“A medida do tipo em pontos é determinada pela distância do topo da ascendente ou do topo da letra capital (qualquer dos dois que for o maior) à base da descendente. Essa área de medida evoluiu da peça de tipo fundido em chumbo chamada de base, plataforma ou corpo do tipo. Cada forma de letra, independentemente do seu tamanho real, era fundida no mesmo tamanho de corpo, de forma que todas as letras podiam ser ordenadamente alinhadas pelo topo e pela base no componedor.”
(CLAIR, K. e BUSIC-SNYDER, C. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Bookman, 2009, p. 153)
O trecho faz referência a qual medida comumente utilizada na tipografia tanto impressa quanto digital e que equivale a 0,16 de polegada?
Alternativas
Q1644733 Jornalismo
Sobre a História da imprensa brasileira e seus primórdios, é CORRETO afirmar que:
I – O Brasil não teve acesso à tipografia e à imprensa por três séculos desde o Descobrimento, ou seja, até o século XIX. II – Esta ausência de tipografia e imprensa é, segundo alguns autores, consequência da proibição de industrialização, de sistema interno de correios e de construção de universidades pela coroa portuguesa. III – Com a chegada da corte portuguesa, no início do século XIX, jornais impressos na Europa começaram a circular no Brasil, entre eles, o Correio Braziliense. IV – A imprensa brasileira ficou livre da censura apenas no final do século XIX, coincidentemente com a abolição da escravatura em 1888.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: D