Questões de Concurso Sobre comunicação social

Foram encontradas 7.134 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2457190 Comunicação Social
O gráfico a seguir integra o relatório Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, disponibilizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.


Imagem associada para resolução da questão



Com base nele, identifica-se que ainda há uma dificuldade significativa em
Alternativas
Q2457189 Comunicação Social
Avalie a situação a seguir:

O diretor de comunicação de uma grande organização pública recebeu o resultado de uma pesquisa por ele encomendada. Os pontos principais eram os seguintes: muitos cidadãos afirmavam não ter informações suficientes sobre a organização e, além disso, demandavam mais transparência e participação nas decisões da organização.

Nesse caso, por se tratar de uma organização pública que deseja atender as demandas dos cidadãos, o caminho correto seria
Alternativas
Q2457187 Comunicação Social
Nelson Traquina apresenta com critérios contextuais dos valores-notícia de seleção aqueles que dizem respeito ao contexto de produção.

Nesse sentido, seriam valores-notícia de seleção os listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q2457186 Comunicação Social
O professor Nilson Lage, ao apresentar as características do texto jornalístico, elenca alguns tipos de leads. Aquele que apresenta a ordenação dos elementos da proposição – quem/ o que, fez o que, quando, onde, como, porque/ para que – a partir da notação mais importante, com a exclusão do verbo é denominado lead
Alternativas
Q2457184 Comunicação Social
Leia o último parágrafo do texto publicado em 2020 na versão online do El País e intitulado:

Aborto, um sentimento de alívio,
Por Débora Diniz e Giselle Carino

Por que falamos em alegria como sentimento para o aborto voluntário? Porque só uma mulher convicta de sua própria existência e projeto de vida se move contra a cadeia e o inferno para abortar em condições clandestinas na América Latina. O aborto é uma necessidade de vida para as mulheres, por isso quando uma mulher aborta ela se distancia das normas de gênero como um destino para desafiá-la em uma de suas táticas de controle do corpo das mulheres – a reprodução biológica –. Arriscamos dizer que as mulheres que abortam não são levianas, tampouco alienadas das normas sociais de gênero que insistem em colonizar nossos sentimentos com culpa, vergonha ou arrependimento. Ao contrário: as mulheres que abortam vivem a experiência singular de estranhar o patriarcado, e deslocam a maternidade do campo do destino da natureza para o da norma social. Por isso, imaginamos essas mulheres com a alegria da esperança e não sendo o aborto um trauma que seja também um alívio.


(Debora Diniz é brasileira, antropóloga, pesquisadora da Universidade de Brown. Giselle Carino é argentina, cientista política, diretora da IPPF/WHR.)
Esse trecho faz parte de um(a)
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: B