Questões de Concurso Sobre português para professor - sociologia

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Q2430679 Português

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

(Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/sausoc/a/mKFs9J9rSbZZ5hr65TFSs5H/?format=pdf&lang=pt – texto adaptado especialmente para esta prova).

Com o intuito de preservar a mensagem original do texto, a locução conjuntiva em destaque na linha 12 NÃO pode ser substituída por:


I. ao passo que.

II. uma vez que.

III. pois.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2403397 Português

Texto 3 para responder às questões 9 e 10.

-

1--------Um dos espaços para a transmissão de valores é a sala

de aula, desde os balbucios do jardim de infância até a

cátedra pós-universitária. Para isso, devemos ter consciência

4--da relevância da atividade diária da aula como um espaço de

vivência exemplar e habitual dos valores a que aspiramos e

que sejam definidos socialmente. O primeiro passo consiste

7--em dar-nos conta da importância de que, como professores,

praticamos esses valores em todos os momentos, já que são

eles que nos dão uma verdadeira qualidade humana. Nossa

10--sociedade necessita, portanto, reencontrar o ser humano e

sua essência como objetivo central e, partindo dessa visão,

avançar na busca de seu bem-estar e felicidade em interação

13--harmônica com a natureza.

-

PUEBLA, Eugênia. Educar com o coração: uma educação que

desenvolve a intuição. São Paulo: Petrópolis, 1997, com adaptações.

Considerando os mecanismos de coesão, em “Para isso, devemos ter consciência da relevância da atividade diária da aula como um espaço de vivência exemplar e habitual dos valores a que aspiramos e que sejam definidos socialmente.” (linhas de 3 a 6), o referente semântico do pronome sublinhado é

Alternativas
Q2403396 Português

Texto 3 para responder às questões 9 e 10.

-

1--------Um dos espaços para a transmissão de valores é a sala

de aula, desde os balbucios do jardim de infância até a

cátedra pós-universitária. Para isso, devemos ter consciência

4--da relevância da atividade diária da aula como um espaço de

vivência exemplar e habitual dos valores a que aspiramos e

que sejam definidos socialmente. O primeiro passo consiste

7--em dar-nos conta da importância de que, como professores,

praticamos esses valores em todos os momentos, já que são

eles que nos dão uma verdadeira qualidade humana. Nossa

10--sociedade necessita, portanto, reencontrar o ser humano e

sua essência como objetivo central e, partindo dessa visão,

avançar na busca de seu bem-estar e felicidade em interação

13--harmônica com a natureza.

-

PUEBLA, Eugênia. Educar com o coração: uma educação que

desenvolve a intuição. São Paulo: Petrópolis, 1997, com adaptações.

De acordo com o texto, o professor

Alternativas
Q2403395 Português

Texto 2 para responder às questões 7 e 8.

-

1--------No Brasil, a partir da década de 1970, sob um forte

discurso de democratização da escola, determinante da

ampliação do número de vagas, começam as preocupações

4-_com o fracasso escolar, principalmente de grupos

minoritários, o que gerou o aumento da oferta de serviços

diferenciados para atender às diferentes demandas. Os

7--vários enfoques pedagógicos buscam então reduzir a

distância funcional na utilização conjunta dos recursos

educacionais.

10-------Nesse período, segundo especialistas na área, e sob a

influência desse modelo, surgiu uma resposta mais

contundente do poder público à questão das deficiências.

13--Em decorrência da ampliação do acesso à escola para a

população em geral, e mesmo diante das críticas

direcionadas à análise dos processos de produção do

16--fracasso escolar, assistiremos à consequente implantação

das classes especiais nas escolas básicas públicas.

------Hoje, a inclusão no sistema de ensino regular é uma

19--diretriz constitucional, e os documentos direcionam-se

especificamente para a ênfase em uma mudança de

paradigma – da integração à inclusão – e para a construção

22--de uma escola inclusiva para os diferentes níveis.

-

PAN, Miriam. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e

educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2013, com adaptações.

Com base na análise morfológica dos termos sublinhados no trecho “No Brasil, a partir da década de 1970, sob um forte discurso de democratização da escola, determinante da ampliação do número de vagas, começam as preocupações com o fracasso escolar, principalmente de grupos minoritários, o que gerou o aumento da oferta de serviços diferenciados para atender às diferentes demandas.” (linhas de 1 a 6), assinale a alternativa que indica a classificação correta.

Alternativas
Q2403394 Português

Texto 2 para responder às questões 7 e 8.

-

1--------No Brasil, a partir da década de 1970, sob um forte

discurso de democratização da escola, determinante da

ampliação do número de vagas, começam as preocupações

4-_com o fracasso escolar, principalmente de grupos

minoritários, o que gerou o aumento da oferta de serviços

diferenciados para atender às diferentes demandas. Os

7--vários enfoques pedagógicos buscam então reduzir a

distância funcional na utilização conjunta dos recursos

educacionais.

10-------Nesse período, segundo especialistas na área, e sob a

influência desse modelo, surgiu uma resposta mais

contundente do poder público à questão das deficiências.

13--Em decorrência da ampliação do acesso à escola para a

população em geral, e mesmo diante das críticas

direcionadas à análise dos processos de produção do

16--fracasso escolar, assistiremos à consequente implantação

das classes especiais nas escolas básicas públicas.

------Hoje, a inclusão no sistema de ensino regular é uma

19--diretriz constitucional, e os documentos direcionam-se

especificamente para a ênfase em uma mudança de

paradigma – da integração à inclusão – e para a construção

22--de uma escola inclusiva para os diferentes níveis.

-

PAN, Miriam. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e

educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2013, com adaptações.

Com relação à tipologia e ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A
5: C