Questões de Concurso Sobre português para soldador

Foram encontradas 51 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2322150 Português
Leia o trecho abaixo. 

“A aversão a ser tapeado tem raízes biológicas, está entranhada em nossa cultura e é compreensível: ninguém quer ser feito de trouxa. Mas o medo de pagar de mané nos faz ver malandro onde não tem e, no limite, impede avanços sociais. [...]”
VAIANO, Bruno. Por que o medo de ser otário faz mal para você – e torna o mundo mais desigual. Superinteressante, 17 de novembro de 2023.

Qual das palavras a seguir, que foram empregadas no trecho acima, recebe a classificação de substantivo em tal contexto? 
Alternativas
Q2322149 Português
Nos vocábulos “rio”, “peito” e “moído”, os encontros vocálicos que ocorrem são classificados, na ordem em que aparecem, como 
Alternativas
Q2322148 Português
A separação silábica do par de palavras apresentado está INCORRETA na seguinte alternativa: 
Alternativas
Q2322147 Português
Leia o excerto a seguir.

    “A moça chegou com sapatinho baixo, saia curta, cabelos lisos castanhos arrumados em rabo-de-cavalo, sorriu dentes branquinhos muito pequenos, como de primeira dentição, e falou o senhor me deixa telefonar? de maneira inescapável.
  O homem da caixa registradora estava olhando o movimento do bar, tomando conta de maneira meio preguiçosa, sem fixar muito os olhos no que o rapaz do balcão já havia servido aos dois fregueses silenciosos, demorando-os mais no bêbado que balançava-se à porta do botequim ameaçando entrar e afinal parando-os no recheio da blusinha preta sem mangas que estava à sua frente, o que o fez despertar completamente com um e a senhora o que é?  
   A moça constatou contrariada que havia desperdiçado a primeira carga de charme e mostrou novamente seus pequeninos dentes, agora fazendo a precisadinha urgente, dizendo eu posso telefonar? com ar de quem entrega ao outro todas as esperanças. 
  O homem falou pois não e levantou a mão meio gorda do teclado da caixa registradora, abaixou-a olhando para o bêbado que subia o degrau da porta, retirou de uma prateleira debaixo da registradora um telefone preto onde ainda estava gravado no meio do disco o selo da antiga Companhia Telefônica Brasileira e empurrou-o para a moça dizendo não demore por favor que já vamos fechar.
   A moça tirou o fone do gancho e murmurou baixinho putz, sopesou ostensivamente o aparelho e disse bajuladora pesadinho hein? O homem sorriu atingido pela seta da lisonja dizendo éééé antigo. A moça levou o fone ao ouvido e discou 277281 com um dedo bem tratado de unha lilás.
  O homem da caixa tirou os olhos do dedo, pegou um lápis enganchado na orelha direita e anotou a milhar explicando é pra o bicho, não se importando se a moça ouvia ou não e devolveu o lápis à orelha enquanto olhava o bêbado que navegava agora à beira do balcão. 
  A moça falou quer fazer o favor de chamar o Otacílio e ficou esperando. [...]
ÂNGELO, Ivan. Bar. In: MORICONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva, 2009

Percebe-se, nesse trecho, que 
Alternativas
Q2322146 Português
Assinale a alternativa em que o prefixo da palavra está corretamente grifado. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: D