O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 6 questões

Q940788 Sociologia
O sociólogo norte-americano Talcott Parsons desenvolveu uma teoria com o objetivo de permitir que toda ação humana – de um indivíduo a um movimento político, de uma empresa a um governo – possa ser analisada como se fosse um sistema, no âmbito do qual são cumpridas funções específicas, a fim de garantir a sua sobrevivência e a sua interação com o ambiente. As funções analisadas por Parsons e os respectivos subsistemas responsáveis por seu exercício são:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q940778 Sociologia

O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.

(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).


O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q940777 Sociologia
Aderindo fundamentalmente aos postulados estrutural-funcionalistas, a sociologia do desenvolvimento produziu inúmeras investigações sobre os processos econômicos e sociais experimentados pela América Latina, sobretudo na década de 1960, no que se destacaram nomes como Luis de Aguiar Costa Pinto, Gino Germani, Jorge Graciarena, Alberto Guerreiro Ramos, Torcuato di Tella, entre outros. Dentre os temas e problemas de pesquisa a que se dedicaram, NÃO estão relacionados:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q940770 Sociologia
De acordo com a concepção metodológica de Max Weber, o “tipo ideal” é um conceito decisivo para o empreendimento científico da sociologia porque
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q940769 Sociologia

Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:


Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanizaçãoe de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapaseconômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse período.

(BAENINGER, Rosana. “Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil”. Revista Interdisciplinar daMobilidade Humana. Brasília, ano XX, n.39, p. 77-100, jul./dez., 2012)


I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção depopulação, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.

II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de1960 e 1970.

III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas.

IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias decaracterísticas diversas.

V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.


Está correto o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: E