O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 5 questões

Q899156 Conhecimentos Gerais

A água é um paradoxo brasileiro. Temos as maiores reservas de água doce do mundo (12,8%), mas a maior parte está na região amazônica fora do alcance da maioria da população. A ilusão de abundância gerou um cenário de desperdício e a crença de que a água nunca iria faltar. As chuvas causam catástrofes imediatas, mas a seca é o principal desastre natural do Brasil. Hoje vivemos num cenário de crise hídrica recente ou em curso no semiárido, no Distrito Federal, no Sistema Cantareira (SP) e em Paraíba do Sul (RJ).


Disponível em: <https://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/brasil-sem-agua-o-seculo-da-escassez.html>. Acesso em: 22 mar. 2018. Adaptado.


Além dos desastres naturais, o consumo descontrolado também contribui para a redução da disponibilidade de água.


Qual fator econômico é responsável, no Brasil e no mundo, pela maior fatia de consumo desse recurso?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q899155 Conhecimentos Gerais
“Eu tenho o sonho de que meus quatro pequenos filhos viverão, um dia, numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo teor de seu caráter. ” (...) Martin Luther King não solicitava o reconhecimento de identidades étnicas ou de direitos raciais. Ele exigia que os Estados Unidos aplicassem o princípio, contido nos seus documentos fundadores, segundo o qual “todos os seres humanos são criados iguais”.
MAGNOLI, D. E Ele não disse “África”. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/e-ele-nao-disse-africa-cb3ab573qw631s9gw8rbafcjy>. Acesso em: 22 mar. 2018. Adaptado.
No ano de 2018, o filme Pantera Negra tornou-se sucesso de bilheteria ao apresentar um elenco predominantemente negro e desenvolver um enredo que envolve a disputa entre o rei T’Challa, guardião do reino de Wakanda e defensor da igualdade entre indivíduos de todos os grupos étnicos no mundo, e seu primo, Erik Killmonger, que busca derrubar o rei e liderar uma luta armada global como solução para a opressão sofrida pelos negros ao longo da história. Em algumas críticas, T’Challa foi comparado a Martin Luther King e Erik a Malcolm X.
Levando-se em consideração a postura do rei T’Challa e a sentença nuclear do discurso de Martin Luther King, que postura um líder deve ter para atender às demandas reais dos diferentes grupos étnicos da sociedade brasileira?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q899154 Conhecimentos Gerais
Considere o texto sobre a política do governo de Donald Trump.
Ao fixar tarifa extra de 25% a todo aço importado, o governo de Donald Trump deu prazo de 15 dias para os países apresentarem sua defesa, o que abriu um balcão de negócios em Washington. Entre os maiores fornecedores dos Estados Unidos, o Brasil é o único que vende o produto semiacabado, ou seja, placas de aço que ainda serão industrializadas em solo americano. Segundo o presidente do Instituto Aço Brasil, os Estados Unidos sempre tiveram superávit no comércio siderúrgico com o Brasil, e, em segundo lugar, 80% do aço que vendemos são insumo para siderúrgicas americanas.
CARNEIRO, M. Até EMBRAER será citada contra taxa do aço. Folha de São Paulo, 11 mar. 2018, p. A23. Adaptado.
As circunstâncias dessa política de governo levaram as siderúrgicas brasileiras à seguinte decisão:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q899153 Conhecimentos Gerais
No texto abaixo, aborda-se a condição da mulher na sociedade atual.
Espanha, Turquia, França, Bélgica, Itália, China, Paquistão, Índia, Afeganistão, Filipinas, Coreia do Sul. Na América Latina: Argentina, Chile, México. Esses foram alguns países onde o Dia Internacional da Mulher foi marcado não por rosas pálidas e inúteis, mas por protestos clamando pela igualdade de oportunidades e pelo fim da discriminação e da violência contra a mulher. No Brasil, houve protestos em 50 cidades, mas nada comparável ao que ocorreu na Espanha e na Argentina, onde as mobilizações repercutiram ruidosamente.
BOLLE, M. E as mulheres brasileiras? Época, n. 1029, 19 mar. 2018, p. 55.
No Brasil, as manifestações sobre a condição social da mulher ocorrem, principalmente, pelo fato de o país
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q899152 Conhecimentos Gerais
No texto abaixo, a produção de energia é o tema central.
A energia elétrica é algo tão comum no dia a dia da maioria dos brasileiros que sua importância só é notada quando há falha no funcionamento. A demanda dessa energia é cada vez maior, não apenas para o conforto das pessoas, mas também para aumentar a produção industrial e o desenvolvimento econômico. Nesse cenário, nos tempos atuais e futuros, não existe fonte energética que seja solução única para as demandas de um país, e muitos avanços têm sido alcançados no uso de fontes renováveis, que devem continuar aumentando sua participação na geração total. No entanto, como essas fontes dependem da natureza, há necessidade constante de complementação de fontes térmicas para garantir o atendimento da demanda com qualidade. Dentre as fontes térmicas, a energia nuclear tem sido usada de forma complementar no atendimento às necessidades de geração elétrica.
ARTHOU, A.; BOGOSSIAN, F. Geração de energia elétrica, como complementar as renováveis? Jornal do Brasil, Opinião, 17 mar. 2018, p. 9. Adaptado.
No Brasil, a energia nuclear é uma fonte complementar que conta com a seguinte vantagem estratégica:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: B
5: B