O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2017 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2017 - UEPB - Psicólogo |
Q859545 Psicologia

Associe as duas colunas relacionando PATOLOGIAcom SINTOMATOLOGIA.


1. Depressão.

2. Histeria dissociativa.

3. Neurose obsessiva compulsiva.

4. Fobia.

5. Psicose.


( ) Desmaios, desligamentos, ataques do tipo epiléptico, estado de “belle indiference”, sensações de despersonalização e estranheza, estados crepusculares, “personalidade múltipla”, entre outros.

( ) Medo excessivo, persistente e irracional na presença de um objeto, ou situação que causa ansiedade, taquicardia, sudorese, tremores, vertigens ou desmaios, mal estar gástrico, calafrios, dificuldade psicomotora.

( ) Impossibilidade angustiante de cumprir tarefas diárias, “vazio” interior, tristeza persistente e perda continua de motivação e de interesse, fadiga, insônia, baixa autoestima, hipotonia generalizada, astenia, inibição psicomotora.

( ) Ideias obsedantes, compulsão a realizar atos indesejáveis, luta contra estes pensamentos e estas tendências, ritos esconjuratórios.

( ) Incapacidade de adaptação social, gravidade maior ou menor dos sintomas, perturbação da faculdade de comunicação, ausência de consciência do estado mórbido, perda de contato com a realidade, alterações mais ou menos profundas e irreversíveis do ego.


A sequência CORRETA é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2017 - UEPB - Psicólogo |
Q859543 Psicologia

Quatro foram as vertentes que influenciaram decisivamente o pensamento e a obra psicanalítica de Jacques Lacan. Indique, dentre as alternativas abaixo, a(s) que representa(m) tais vertentes.


Analise as sentenças abaixo sobre a obra deste autor e, em seguida, responda ao que se pede.


I- Linguística: inspirado no linguista Saussure que, de 1906 a 1911 ministrou em Genebra uma visão estruturalista da linguagem.

II- Antropológica: baseada na “antropologia de enfoque estruturalista”, concebida e divulgada por Levi Strauss.

III- Lançou as primeiras sementes para a teoria das relações objetais e do conceito de introjeção.

IV- Filosófica: sofreu uma forte influência da obra Fenomenologia do Espírito, do filósofo Hegel.

V- Psicanalítico: fundamentada numa releitura da obra de Freud.


Está CORRETO o que se afirma, apenas, em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2017 - UEPB - Psicólogo |
Q859542 Psicologia
Historicamente a prática do psicólogo organizacional esteve mais voltada para os processos de administração de recursos humanos. Na última década tem se consolidado a atuação deste profissional em atividades consideradas emergentes (Zanelli, 2002). Desta forma, assinale a alternativa em que explicita o que se pode considerar como um campo emergente de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nos dias atuais.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2017 - UEPB - Psicólogo |
Q859541 Psicologia

Premissa fundamental da Teoria de Rogers é o pressuposto de que as pessoas usam sua experiência para se definir. Em seu principal trabalho teórico (1959) Rogers definiu uma série de conceitos a partir dos quais delineia teorias da personalidade, modelos de terapia, mudança da personalidade e relações interpessoais.


Com base nesta teoria, julgue as afirmações classificando-as com V(verdadeiro) ou F (falso).


( ) O campo de Experiência ou “campo fenomenal” contém tudo o que se passa no organismo em dado momento, e que está potencialmente disponível à consciência.

( ) Obstáculo ao Crescimento – Punição não capacita uma pessoa a aprender qual é o melhor comportamento para uma dada situação.

( ) O Self não é uma entidade estável, é mutável; entretanto, observado num dado momento, parece ser estável.

( ) O Self ideal é “o conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo”.

( ) Congruência e incongruência. Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e da tomada de consciência.


A sequência CORRETA é

Ano: 2017 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2017 - UEPB - Psicólogo |
Q859540 Psicologia

No inconsciente estão_________________________________ que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à _____________________. Além disso, há material que foi excluído da consciência, ________________ e _________________. Esse material não é esquecido ou perdido, mas não lhe é permitido ser________________. Processos mentais inconscientes são em si mesmos____________________. Isso significa em primeiro lugar que não são ordenados temporariamente, que o tempo de modo algum os altera e que a ideia de tempo não lhes pode ser aplicada.


As palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas acima são, na sequência:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: E