Questões de Concurso Sobre engenharia de software para ciência da computação

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Q774308 Engenharia de Software

Alguns conceitos básicos de classes e objetos apresentados em Barnes e Kölling (2009) são descritos no texto a seguir:

Os objetos são criados a partir de ____________ . A classe descreve o tipo do ____________ ; os objetos representam instanciações individuais da ____________ . Podemos nos comunicar com objetos invocando seus métodos. O cabeçalho de um método é chamado ____________ e fornece informações necessárias para invocar o método. O ____________ de um objeto é representado pelos valores armazenados em seus ____________ . Os ____________ permitem que cada objeto seja configurado adequadamente quando ele é criado. Os ____________ implementam o comportamento dos objetos.

As palavras que completam CORRETAMENTE, na ordem apresentada, as lacunas do texto acima são:

Alternativas
Q774307 Engenharia de Software

Baseado nos conceitos de programação orientada a objetos com Java apresentados em Barnes e Kölling (2009), associe a segunda coluna com a primeira.

I) modificadores de acesso

II) método public

III) static

IV) final

V) método private

VI) ocultamento de informações

VII) método protected


( ) princípio que declara que detalhes internos da implementação de uma classe devem ser ocultados de outra classe para assegurar a modularização.

( ) pode ser invocado somente a partir de dentro da classe em que ele é criado e ele não é visível para outras classes.

( ) pode ser invocado a partir da mesma classe ou a partir de qualquer outra classe.

( ) pode ser invocado a partir de dentro da classe em que ele é criado e a partir das subclasses desta classe.

( ) é uma palavra reservada Java usada para definir constantes.

( ) é uma palavra reservada Java usada para definir constantes de classe, variáveis de classe ou métodos de classe.

( ) definem a visibilidade de um campo, construtor ou método.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Alternativas
Q774303 Engenharia de Software
Um framework de processo de software dirigido a riscos foi proposto por Boehm (1988) e é conhecido como modelo em espiral. Este processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Segundo Sommerville (2011), no modelo em espiral de Boehm, cada volta está dividida em quatro setores. Uma das alternativas abaixo NÃO denomina um desses quatro setores. Assinale-a:
Alternativas
Q774302 Engenharia de Software
Segundo Larman (2007), há duas espécies de modelos de objetos: dinâmico e estático. Modelos dinâmicos ajudam a projetar a lógica, o comportamento do código ou o corpo do método. Modelos estáticos ajudam a projetar nome de classes, atributos e assinaturas dos métodos (mas não o corpo dos métodos). Marque a alternativa que apresenta dois diagramas UML que são utilizados, respectivamente, na modelagem de objetos estática e na modelagem de objetos dinâmica:
Alternativas
Q774301 Engenharia de Software
Segundo Sommerville (2011), os métodos ágeis são métodos de desenvolvimento incremental em que os incrementos são pequenos e, normalmente, as novas versões do sistema são criadas e disponibilizadas aos clientes a cada duas ou três semanas. Elas envolvem os clientes no processo de desenvolvimento para obter uma resposta rápida sobre a evolução dos requisitos, minimizando-se assim a documentação, pois se utiliza mais a comunicação informal do que as reuniões formais com documentos escritos. Associe a coluna da esquerda com a coluna da direita, de acordo com os princípios dos métodos ágeis.
I) Envolvimento do cliente
II) Entrega incremental
III) Pessoas, não processos
IV) Aceitar as mudanças
V) Manter a simplicidade
( ) Deve-se ter em mente que os requisitos do sistema vão mudar. Por isso, projete o sistema de maneira a acomodar essas mudanças.
( ) Os clientes devem estar intimamente envolvidos no processo de desenvolvimento. Seu papel é fornecer e priorizar novos requisitos do sistema e avaliar suas iterações.
( ) Focalize a simplicidade, tanto do software a ser desenvolvido quanto do processo de desenvolvimento. Sempre que possível, trabalhe ativamente para eliminar a complexidade do sistema.
( ) As habilidades da equipe de desenvolvimento devem ser reconhecidas e exploradas. Membros da equipe devem desenvolver suas próprias maneiras de trabalhar, sem processos prescritivos.
( ) O software é desenvolvido em incrementos com o cliente, especificando os requisitos para serem incluídos em cada um.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: E