Questões de Concurso Para técnico em defesa e inspeção agropecuária - agronomia

Foram encontradas 82 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2008 Banca: MOVENS Órgão: ADEPARÁ
Q1214072 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com base no texto da Lei nº 9.712/1998, assinale a opção que apresenta um objetivo que NÃO se refere à defesa vegetal.
Alternativas
Ano: 2008 Banca: MOVENS Órgão: ADEPARÁ
Q1213910 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Lei nº 10.711/2003, regulamentada pelo Decreto nº 5.153/2004, institui o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, que tem por objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o território nacional.
Assinale a opção que apresenta a classificação das sementes e das mudas nas categorias estabelecidas pela Lei nº 10.711/2003.
Alternativas
Q1177096 Agropecuária
Os fertilizantes são obtidos através de substâncias minerais ou orgânicas, natural ou sintética, fornecedora de um ou mais nutrientes de plantas, já os corretivos são produtos de natureza inorgânica, orgânica ou ambas usadas para melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, não tendo em conta seu valor como fertilizante, além de não produzir característica prejudicial ao solo e aos vegetais. Sobre os conhecimentos dos assuntos abordados acima, pode-se concluir que:
Alternativas
Q1177095 Agropecuária

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), foi recentemente revisto pela Instrução Normativa SDA n° 10 de 03 de março de 2017. Este programa tem como finalidade reduzir a incidência dessas doenças em bovinos e bubalinos, visando sua erradicação.

Quanto às proposições a seguir sobre este assunto, julgue as corretas:


I - a brucelose é causada pela bactéria Brucella abortus, causando infertilidade e aborto no final da gestação;

II - é obrigatória a vacinação com a vacina B19 de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, de 8 a 15 meses;

III - fêmeas que foram submetidas a testes sorológicos de diagnóstico de brucelose no intervalo de quinze dias antes até quinze dias depois do parto ou aborto, cujos resultados sejam negativos, deverão ser testadas novamente entre trinta a sessenta dias após o parto ou aborto;

IV - para o diagnóstico da tuberculose, serão utilizados testes alérgicos de tuberculinização intradérmica individualmente, em animais com idade igual ou superior a seis semanas;

V - animais com diagnóstico confirmado para brucelose deverão ser isolados do rebanho, afastados da produção leiteira e abatidos no prazo máximo de trinta dias após o diagnóstico.

Alternativas
Q1177094 Agropecuária
O mandarová (Erinnyis ello) é a principal praga da cultura da mandioca atualmente, devido a sua ampla distribuição geográfica e alta capacidade de consumo foliar, podendo causar desfolhas severas, ocasionando até em morte das plantas mais jovens. Sobre os conhecimentos de controle dessa praga, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: E
5: C