Questões de Concurso Para professor nível 3 - educação religiosa

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SEDUC-RO
Q1229987 Teologia
Levando-se em consideração a pluralidade da escola brasileira e obedecendo aos critérios para organização e seleção dos conteúdos e objetivos do Ensino Religioso, NÃO devem fazer parte dos eixos organizadores para os blocos de conteúdos:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SEDUC-RO
Q1226355 Teologia
É possível classificar as religiões de diversos modos na comparação. Dentre as ou maiores tradições religiosas, identificam-se três importantes agrupamentos; assim: religiões de origem bíblica, religiões originarias da Índia e as religiões do Leste Asiático. Assim...

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SEDUC-RO
Q1205681 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, No 9.394/96, no TÍTULO III – que trata do Direito à Educação e do Dever de Educar, em seu Art. 4º. estabelece que o dever do Estado com a educação escolar pública, entre outras, será efetivado mediante a garantia de: 
I. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 
II. progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. 
III. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. 
IV. atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a três anos de idade.
V. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. 
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SEDUC-RO
Q1200847 Não definido
No meado do século passado, surge no Brasil a proposta pedagógica denominada Escola Nova, exigindo que a didática tradicional se transformasse para atender as exigências que essa nova visão precisava implantar para se concretizar na prática educativa. Influenciado pelas idéias escola novistas, Luís Alves de Mattos propôs a utilização de seu livro sobre a Didática Moderna nos cursos de formação de professores, acabando por influenciar os demais autores pedagógicos da época.
Seu livro “Sumário de Didática Geral” se opõe a visão tradicional, no momento que propõe a didática: 

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SEDUC-RO
Q1189234 Não definido
É comum as gentes eruditas desprezarem a moda em suas diferentes modalidades e gêneros. Julgam-se comprometidas com os valores eternos que repudiam o efêmero. Elas reclamam de tudo o que pode ser transitório, mas são as primeiras a embarcar na canoa furada das novidades em matéria de linguagem. Já foi tempo em que era erudito falar em “a nível de”, como foi radiante quem descobriu que as coisas devem se inserir num contexto. Os jornalistas mais escolados descobriram o verbo “disparar” para se referir a alguma coisa que é respondida na bucha — e aí está uma palavra, “bucha”, contemporânea das Guerras Púnicas e da descoberta da roda. 
Entrou em circulação, entre as cultas gentes, a palavra viés. Fui ao “Aurélio” e ao “Houaiss” para saber do que se tratava. Para Aurélio, viés é uma direção oblíqua ou uma tira de pano cortada no sentido diagonal da peça. Olhar de viés equivale a olhar de esguelha.
Cada uma das alternativas abaixo reproduz um trecho do texto O viés das palavras. Em qual dessas alternativas NÃO há um exemplo do que o texto chama de “novidades em matéria de linguagem”? 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: D