Questões de Concurso Para analista - assistência social

Foram encontradas 991 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2420103 Serviço Social

As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência a idosos adotarão os seguintes princípios preconizados pelo Estatuto do Idoso, exceto:

Alternativas
Q2420102 Serviço Social

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes deverão tratá-los, educá-los ou protegê-los.


Os responsáveis legais que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina ou educação estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, a algumas medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso.


Analise as medidas a seguir.


I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.


II. Obrigação de encaminhar a criança à família substituta.


III. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.


IV. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.


Estão corretas as medidas

Alternativas
Q2420101 Serviço Social

O Código de Ética do Assistente Social proíbe, no que diz respeito à relação com as instituições empregadoras, exceto:

Alternativas
Q2420100 Serviço Social

São objetivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Programa Criança Feliz, exceto:

Alternativas
Q2420099 Legislação Federal

As proteções sociais, básica e especial são ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), respectivamente, e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social de que tratam a Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011.


Sobre os CRAS e CREAS, analise as afirmativas a seguir.


I. O CRAS é a unidade pública municipal, estadual ou regional de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.


II. O CREAS é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.


III. Os CRAS e os CREAS são unidades públicas estatais instituídas no âmbito do SUAS, que possuem interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: B