Questões de Concurso Sobre desigualdade social no brasil em sociologia

Foram encontradas 75 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2430834 Sociologia

As desigualdades territoriais trazem a exclusão de uma parcela significativa da população do acesso aos bens, serviços e oportunidades essenciais para uma vida digna, em um contexto em que a concentração de renda e riqueza é gritante (BARROS; HENRIQUES; MENDONÇA, 2000). Sob o prisma dos autores, assinale a alternativa que NÃO representa um agravante das desigualdades regionais e territoriais no Brasil.

Alternativas
Q2415001 Sociologia
Se analisarmos a estratificação social no Brasil, a maioria dos estudos nos aponta para a discussão acerca de fatores socioeconômicos. Em uma sociedade na qual a escravidão tomou posição de destaque durante tanto tempo, a primeira classificação é relativa ao trabalho, separando escravos e livres. Quando se fala em “subir” de nível social, isso significa subir para a classe dos privilegiados, que exercem influência na sociedade: a classe dos ricos. A propriedade, a riqueza, eram fatores determinantes na escala social, mas não eram exclusivos, isso por quê:
Alternativas
Q2334934 Sociologia

A Figura abaixo apresenta a fórmula de cálculo do Índice de Gini e uma distribuição de renda hipotética. 



Imagem associada para resolução da questão


O coeficiente de Gini varia entre 0 e 1. O valor mínimo representa a igualdade perfeita, isto é, o cenário em que todos os indivíduos possuem exatamente a mesma renda. No outro extremo, o valor máximo sinaliza a maior desigualdade possível, em que um único indivíduo recebe toda a renda.


Adaptado de: Shikida, Claudio D.; Monasterio, Leonardo; Nery, Pedro Fernando (Ed.). Guia brasileiro de análise de dados: armadilhas e soluções. Brasília: Enap, 2021.



A partir da análise da Figura e do texto, é possível afirmar que quanto maior a área de:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284125 Sociologia
“Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras. Essa situação não chega a configurar uma democracia racial, como quis Gilberto Freyre e muita gente mais, tamanha é a carga de opressão, preconceito e discriminação antinegro que ela encerra. Não o é também, obviamente, porque a própria expectativa de que o negro desapareça pela mestiçagem é um racismo. [...] O aspecto mais perverso do racismo assimilacionista é que ele dá de si uma imagem de maior sociabilidade, quando de fato, desarma o negro para lutar contra a pobreza que lhe é imposta, e dissimula as condições de terrível violência a que é submetido. [...] Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém”.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 225-227.
No que concerne ao tema da democracia racial expressa no fragmento acima, é correto afirmar:
Alternativas
Q2248796 Sociologia
Um movimento social existe quando um grupo de indivíduos está envolvido em um esforço organizado para mudar ou para manter alguns dos elementos da sociedade. A partir dessa idéia, julgue o item subseqüente.
O movimento feminista, o movimento dos sem-terra, o movimento negro e o movimento antiglobalização são movimentos sociais.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: C