Questões de Concurso

Foram encontradas 21 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2399757 Geografia

A urbanização ocorre quando a população urbana supera a população rural. No Brasil, este processo ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial e apoiou-se basicamente no êxodo rural, pois, devido à modernização das técnicas de trabalho rural, muitos trabalhadores do campo foram para a cidade em busca de novas oportunidades.


Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar:

Alternativas
Q2399756 Geografia

Com um clima de predominância úmida, o Brasil possui uma extensa e densa rede hidrográfica. Os rios são usados para diversos fins, como: irrigação, lazer, consumo humano e transporte fluvial.


Sobre a hidrografia do Brasil, pode-se afirmar que


I – Predominam os rios de planície, muitos dos quais escoam por áreas de elevado índice pluviométrico.

II – Os rios perenes predominam no Brasil, e rios de regimes intermitentes encontram-se em locais de clima semiárido.

III – Os rios da Região Norte, como o Amazonas, o Madeira e o Tapajós, são de grande importância no transporte fluvial.

IV – Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.


Das afirmações acima, estão corretas apenas:

Alternativas
Q2399754 Geografia

“À medida que ocorreram evoluções tecnológicas, novas fontes de energia foram descobertas e tornaram o trabalho humano mais eficiente. Desde a Primeira Revolução Industrial, a força humana foi sendo substituída por energias oriundas da queima de combustíveis fósseis”.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Ática, 2018, p. 490-491 (Adaptado).


Analise o gráfico acima, referente à oferta de energia no mundo. Os itens I, II e III do gráfico referem-se, respectivamente, às seguintes fontes de energia:

Alternativas
Q2399753 Geografia

“Segundo essa teoria, o alto crescimento demográfico seria uma das principais causas da generalização da pobreza em regiões subdesenvolvidas. O aumento descontrolado do número de pessoas atrapalharia o desenvolvimento dos Estados pobres, desviando recursos para investimentos não produtivos, como creches e escolas, e criando relação desfavorável entre o número de pessoas em idade de trabalhar e o total de habitantes. Logo o controle da natalidade seria a resposta para o desenvolvimento”.


Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015 (Moderna Plus – volume único, contendo as partes I, II e III, p. 74).


A teoria demográfica descrita no enunciado refere-se à

Alternativas
Q2399752 Geografia

“A influência de cada cidade no conjunto de rede depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços. As cidades que exercem influência sobre todo o território ocupam os postos mais altos na hierarquia urbana”.


Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.268.


De acordo com a hierarquia dos centros urbanos definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pode-se afirmar que:


I – São Paulo e Rio de Janeiro são classificados como Grandes Metrópoles Nacionais, pois concentram a maior parte das sedes das grandes empresas nacionais e transnacionais que atuam no Brasil.

II – Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza são exemplos de Metrópoles.

III – Brasília é classificada como Metrópole Nacional.

IV – Todas as capitais dos estados da Federação são classificadas como Metrópoles por exercer alguma influência, mesmo em escala regional.


Das afirmações acima, estão corretas apenas

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: A