Questões da Prova FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Artes

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Artes |
Q720819 Pedagogia
“A manifestação artística tem, em comum, com o conhecimento científico, técnico ou filosófico, seu caráter de criação e inovação.Essencialmente, o ato criador estrutura e organiza o mundo, num constante processo de transformação do homem e da realidade circundante. (...) As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas por meio de imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). (...) A arte não representa ou reflete a realidade, ela é realidade percebida de um outro ponto de vista.” (BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN’s-Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997, pp. 26 e 28.)
A partir do fragmento acima, extraído dos PCN’s, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A experiência de produzir e fruir arte dilata a sensibilidade e cria novas possibilidades de cognição. ( ) O ensino-aprendizagem da arte contribui para o fortalecimento da dimensão estética, na medida em que expande a capacidade perceptiva da realidade. ( ) O aprendizado das linguagens da arte permite a memorização de novos códigos e a reprodução fiel de obras icônicas.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Artes |
Q720818 Pedagogia
Relacione as etapas históricas do ensino de arte no Brasil com suas respectivas descrições.
1. Período colonial (XVI-XIX) 2. Período Imperial (XIX) 3. Modernidade (1920-1980) 4. Pós-Modernidade (a partir de 1980)
( ) Nesta fase, nos Estados Unidos, artistas e professores difundem uma nova metodologia para o ensino de artes, introduzida posteriormente no Brasil como Abordagem Triangular. ( ) Inspirado no neoclassicismo francês, foi criado o primeiro estabelecimento superior de ensino de artes, com aulas de desenho, pintura, escultura e arquitetura. ( ) A atividade artística era aprendida e transmitida nas corporações de ofício, nas oficinas dos artífices e nos conventos religiosos. ( ) A educação, segundo a Escola Nova, é o meio privilegiado para remodelar a sociedade e o ensino de arte deve se pautar na livre expressão da potencialidade criadora.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Artes |
Q720817 Pedagogia
Leia o trecho a seguir, extraído dos PCN’s de Arte “O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em três eixos norteadores: A _____ refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas... . A _____ refere-se à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado. A _____ refere-se à construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas." (Adaptado de BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN’s-Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 41.)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Artes |
Q720816 Artes Plásticas
“O conceito de _____ indica o reconhecimento de vários grupos culturais em uma mesma sociedade, ao passo que o conceito de _____ enfatiza a relação entre as culturas.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Artes |
Q720815 Artes Plásticas
I. “A fruição da arte não é imediata, espontânea, um dom, uma graça. Pressupõe um esforço diante da cultura. (COLI, Jorge. O que é arte? Brasília: Brasilienese, 1990, p. 115.) II. “(...) a leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise da forma, da cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade.”. (BARBOSA, Ana Mae (org). A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2002, p.17.)
Os dois autores abordam o tema da fruição da obra de arte. A esse respeito, assinale a opção que relaciona corretamente fruição artística e cultura.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: B
5: C