Questões de Concurso Sobre padrões de projeto (design patterns) em arquitetura de software

Foram encontradas 509 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2457549 Arquitetura de Software
Assinale a opção que indica o padrão responsável pela criação de objetos de várias classes graças à especialização de sua classe principal.
Alternativas
Q2451557 Arquitetura de Software
Queremos construir uma aplicação WEB em JAVA em três camadas.
Sobre a utilização do padrão de projeto MVC nesta aplicação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2446226 Arquitetura de Software
Os Padrões de Projeto GoF (Gang of Four) referem-se a um conjunto de 23 padrões de projeto de software que foram documentados no livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software", escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. Esses padrões de projeto fornecem soluções comuns para problemas recorrentes no design de software orientado a objetos. Eles são categorizados em três grupos principais: Padrões de Criação, Padrões Estruturais e Padrões Comportamentais. Qual é o objetivo principal do padrão de projeto Memento?
Alternativas
Q2417254 Arquitetura de Software

Com relação ao padrão MVC (Model View Controller), a padrões de projeto e a orientação a objetos, julgue o item subsequente.


O padrão Singleton facilita o teste unitário, pois garante que sempre haverá uma única instância da classe para testar.

Alternativas
Q2398325 Arquitetura de Software
A analista Débora está implementando o sistema CGEOnline de acordo com o Domain Driven Design (DDD). Débora criou em CGEOnline a classe de modelo de domínio Acoes, sem atributos que identifiquem unicamente determinada instância da classe. As instâncias de Acoes são caracterizadas apenas pelo estado da instância.
A classe Acoes, criada por Débora, aplica o conceito do DDD:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: E