Questões de Concurso Sobre conhecimentos gerais sobre ciência, tecnologia e inovação em conhecimentos gerais

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Q2452075 Conhecimentos Gerais
“Tem a missão de entender o público-alvo da empresa para a qual trabalha seus hábitos e desejos de consumo e, com isso em mãos, desenvolver ações para alavancar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição na internet. Também pode fazer estudos de mercado para definir o posicionamento mais adequado de determinado produto ou serviço nas redes.”


O texto acima diz respeito a função do profissional da era tecnológica, chamado de:
Alternativas
Q2447968 Conhecimentos Gerais
A Inteligência Artificial (IA) se tornou um assunto com certo destaque nas mídias e redes sociais no momento atual do desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, assinale a alternativa que indica os pontos negativos que podem ser considerados com o uso e desenvolvimento cada vez maior de tecnologias ligadas à IA. 
Alternativas
Q2446293 Conhecimentos Gerais
O que são e-sports e por que estão cada vez mais populares?

Esportes eletrônicos cresceram nos últimos anos e contam com equipes profissionais, competições mundiais e público fiel.

Os números do e-sports no Brasil comprovam a popularidade da categoria: três a cada quatro brasileiros jogam games – o equivalente a 74,5% da população. Esses dados são da Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, que revela o potencial do mercado de jogos eletrônicos. A popularização não se restringe ao Brasil, ultrapassando fronteiras e ganhando espaço como fonte de renda para jogadores ao redor do mundo. Com torneios oficiais, equipes treinadas e um público fiel, o conceito tem se expandido sendo um dos principais mercados em crescimento nos últimos anos.

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/. Acesso em: 08/12/2023. Adaptado.)


E-sports é um termo que vem do inglês eletronic sports, ou esportes eletrônicos, utilizado para definir a modalidade competitiva de jogos virtuais. Nesses eventos, jogadores profissionais ou amadores se enfrentam em torneios oficiais de gêneros variados de games – desde esportes virtuais até jogos de estratégia em tempo real. NÃO é considerado um de jogo eletrônico:
Alternativas
Q2445207 Conhecimentos Gerais
De acordo com a CNN Brasil, uma pesquisa feita com auxílio do Telescópio Espacial James Webb (JWST) mostra que “galáxias adolescentes” se formaram entre 2 e 3 bilhões de ano após o Big Bang. Sobre as chamadas “galáxias adolescentes”, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) São extremamente frias e se comportam de forma semelhante aos adolescentes humanos.
( ) As pesquisas identificaram que as galáxias adolescentes apresentam surtos de crescimentos e passam por transformações que podem definir o resto de sua vida.
( ) A observação delas pode ajudar a desvendar informações sobre sua origem e a explicar por que a Via Láctea é do jeito que é, por exemplo.
Alternativas
Q2444981 Conhecimentos Gerais
Qual é a sigla para a tecnologia de comunicação sem fio amplamente utilizada para conexões de curto alcance? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: A