Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    Ano: 2015
    Banca: CONSULPLAN
    Órgão: HOB
    A hemiplegia é uma situação grave, potencialmente incapacitante e constitui em um grande desafio para a neurologia e para a reabilitação. Não é uma situação rara e diferentes doenças podem levar a este quadro. Dentro de um planejamento terapêutico adequado, que envolva o tratamento específico da doença desencadeante e a sua reabilitação, é fundamental estabelecer um diagnóstico preciso e completo. Com relação à idade em que se instalou o quadro, analise as afirmativas.

    I. Na primeira infância: pode tratar‐se de hemiplegia cerebral infantil congênita ou paralisia cerebral. Se for precedida de febre, pode tratar‐se de encefalite; se for associada a processo artrítico e infeccioso, provavelmente, estamos diante de coreia. Malformação congênita é outra possibilidade que deve ser lembrada. Em adolescentes: pensar em causas infecciosas (menigoencefalite, pan‐encefalite etc.), contusão cerebral (com ou sem hematoma) e estado pós‐convulsivo.

    II. Em adultos jovens: traumatismo cranioencefálico (com ou sem hematoma), crise enxaquecosa, doença cerebrovascular (principalmente embolias, arterites e malformações com ou sem sangramento), tumores, abcessos, distúrbios metabólicos (principalmente hipoglicemia) e esclerose múltipla.

    III. Em adultos com mais de 40 anos: acidentes vasculares cerebrais, tumores, abcessos, crise hipertensiva e traumatismo cranioencefálico.

    IV. Em indivíduos acima de 60 anos: acidente vascular cerebral (principalmente trombótico por aterosclerose ou embolítico por fibrilação atrial), tumor e degenerações.
    Estão corretas as afirmativas:

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.