Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    Ano: 2014
    Banca: FEPESE
    Órgão: MPE-SC
    Segundo Yolanda Guerra (2012) o exercício profissional como parte do trabalho coletivo produzido pelo conjunto da sociedade opera a prestação de serviços sociais que atende a necessidades sociais e reproduz a ideologia dominante. Isso, por certo, vale também para os profissionais que atuam no campo sociojurídico.Ora, no atendimento dos objetivos imediatos, a dimensão técnico-operativa é mobilizada.

    Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a essa dimensão, com base nas posições da autora mencionada sobre o tema:

    ( ) A instrumentalidade da dimensão técnico-operativa está na resolutividade, ainda que apenas momentamente e em nível imediato, das demandas apresentadas. A legitimidade social de uma profissão encontra-se nas respostas que ela dá às necessidades do mercado de trabalho num determinado tempo e espaço.

    ( ) É na realização da dimensão técnico-operativa que o assistente social legitima e constrói uma determinada cultura, um ethos profissional. É através dela que o profissional articula um conjunto de saberes, recriando-lhes, dando-lhes uma forma peculiar, e constrói um fazer que é socialmente produzido e culturalmente compartilhado ao tempo em que os vários atos teleológicos dos assistentes sociais resultam na criação/renovação de novos modos de ser desta cultura.

    ( ) A dimensão técnico-instrumental, quando apartada das demais dimensões (teórico-metodológica e ético-política), torna-se presa fácil do pragmatismo.

    ( ) Na dimensão técnico-instrumental, procedimentos de ultrageneralização, com base na experiência, na empiria, com vistas à manipulação de variáveis do contexto dos usuários, são frequentemente adotados pelos assistentes sociais. Tais procedimentos pautam-se em uma forma de captar a realidade e de intervir sobre ela. Nesses procedimentos, a centralidade nas experiências anteriores obscurece o que a realidade em questão apresenta como novo.

    ( ) O padrão atual de políticas sociais privatista, mercantilista e assistencialista fragmenta, segmenta e setoriza as necessidades e categorias sociais predispondo um tipo de intervenção no cotidiano na qual a dimensão técnico-operativa tende a se restringir ao simples cumprimento de normas, regulamentos, objetivos institucionais, etc. no âmbito da política social estatal ou, ao contrário, pode se constituir no espaço da análise concreta de situações concretas, posto que na vida cotidiana há sempre uma margem de movimento e possibilidade.

    Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.