Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    Ano: 2014
    Banca: FEPESE
    Órgão: MPE-SC
    O Brasil em 2020…
    Trânsito: Você acha lento? Vai piorar



    Os dados atuais do trânsito são assustadores. Entre congestionamentos e mortes em acidentes em números crescentes, as pessoas têm cada vez menos lugares para circular com tranquilidade. Só em São Paulo, 624 automóveis e pelo menos 200 motos a mais surgiram a cada dia nas ruas da cidade entre abril de 2008 e abril de 2009, segundo dados do Detran.

    Há quem diga que esse quadro tende a piorar antes de começar a melhorar. “Vamos ter um ar pior e viagens mais demoradas”, diz um engenheiro especialista em trânsito. “Mas a sociedade vai começar a valorizar mais a segurança que a fuidez.” A lentidão nos deslocamentos será uma consequência tanto da entrada de novos veículos no sistema, como também do esforço para reduzir os acidentes graves. Velocidades mais baixas são mais compatíveis com a área urbana.

    Na Suécia, a decisão de que nenhuma pessoa deveria morrer no trânsito, batizada de Visão Zero, está justifcando medidas como a redução dos limites de velocidade nas estradas e nas áreas urbanas. Essa é uma das tendências apontadas por especialistas para o trânsito no Brasil, conforme você confere a seguir, em algumas projeções.

    - Carros Serão ainda mais atraentes. Os mais caros terão novas tecnologias contra acidentes. Os veículos menores e muito baratos servirão de incentivo à troca do transporte coletivo pelo individual. Os carros limpos (não poluidores) serão adotados em massa. Os congestionamentos continuarão existindo, embora menos poluentes.

    -Pedágios Como o espaço urbano é um bem escasso, quem usá-lo deverá pagar por seu uso, como está acontecendo com a água potável.

    - Ônibus Os sistemas de ônibus rápidos, com faixas exclusivas e capacidade para pelo menos 20 mil passageiros por hora, inspirados em Curitiba, começarão a substituir as linhas atuais e atrair quem hoje usa só carro.

    - Sistemas inteligentes A fscalização eletrônica do tráfego e das infrações de trânsito será mais fácil com a instalação de chips e GPS nos automóveis. A tecnologia poderá evitar acidentes, melhorar a fuidez do tráfego e difcultar a criminalidade.



    LIMA, Francine.
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI74200-15228,00.html [Adaptado]
    Acesso em 7/3/2014

    Considere o segundo parágrafo do texto 3 para analisar as afrmativas abaixo, tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.


    1. A construção “Há quem diga” pode ser reescrita como “Existe pessoas que dizem” sem prejuízo gramatical e de sentido.

    2. A expressão “esse quadro” remete, de forma resumitiva, às informações constantes no primeiro parágrafo do texto.

    3. As locuções verbais sublinhadas “vamos ter” e “vai começar” podem ser substituídas pelas formas verbais simples “teremos” e “começará”, respectivamente, sem alteração de signifcado temporal; a forma verbal “será”, por sua vez, pode ser reescrita como “vai ser”, ainda indicando tempo futuro.

    4. Em cada uma das frases “Mas a sociedade vai começar a valorizar mais a segurança que a fuidez.” e “Velocidades mais baixas são mais compatíveis com a área urbana.”, há relação semântica de comparação.

    5. A frase “A lentidão nos deslocamentos será uma consequência tanto da entrada de novos veículos no sistema, como também do esforço para reduzir os acidentes graves.” pode ser reescrita, sem prejuízo gramatical e de sentido, como “A entrada de novos veículos no sistema e o esforço para reduzir os acidentes graves terá como consequência a lentidão nos deslocamentos.”.

    Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.