Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q411364
    Ano: 2005
    Banca: CESPE
    Órgão: TRE-GO
           Dependendo da forma como o processo de trabalho é organizado, o cotidiano no local de trabalho é configurado por contextos nos quais os modos de se trabalhar, de se relacionar, de lidar com o tempo, com o espaço e com os equipamentos são sabidamente danosos à saúde. A prevenção dos problemas de saúde mais eficiente seria o replanejamento da organização do processo de trabalho. Estudos mostram que os trabalhadores criam formas para resistir à racionalidade imposta pela organização do trabalho tal qual planejada pelo corpo gerencial.

    Acerca de trabalho e saúde ocupacional, julgue os itens subseqüentes.

    I. Os trabalhadores tendem a resistir ativamente às pressões da organização do processo de trabalho, concebendo modos distintos de combinar as dimensões técnica e social do trabalho para diminuir o ritmo, tais como a operação padrão, a operação-zêlo, a operação-acidente, a operação-soluço, entre outras.
    II. Os trabalhadores constroem ações adaptativas que visam adequar os contextos de trabalho, no limite do possível, às características pessoais e aos limites subjetivos.
    III. Evidências da adoção de outras racionalidades na organização do trabalho já foram demonstradas também pela psicologia industrial, quando estudos da Escola de Relações Humanas observaram, nos anos 20 do século XX, que as pessoas concebem outras formas de trabalhar, atribuindo outros significados às prescrições e criando laços entre si.
    IV. As concepções tradicionais de recursos humanos sempre se caracterizaram por uma certa flexibilidade na adoção de formas participativas dos trabalhadores, visando reduzir os agravos à saúde.
    V. A prevenção de riscos à saúde em contextos laborais tem sido a tônica dos novos modelos de gestão do trabalho.

    Estão certos apenas os itens

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.