Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q528493
    Ano: 2015
    Banca: IESES
    Órgão: IFC-SC
    Sobre a construção da concepção de infância numa perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir:


    I. Na Idade Antiga, foram criados novos modelos educacionais que vieram ao encontro de como a sociedade europeia se desenvolvia. O desenvolvimento científico, o crescimento comercial e as atividades artísticas presentes no período Renascentista contribuíram para a existência de novas visões sobre a criança e sobre como ela deveria ser educada.


    II. As crianças da Idade Média eram vistas como adultas, como uma fase ruim, que anteciparia a fase da responsabilidade (adulta). Então, por muitas vezes elas eram afastadas de seus pais e a aprendizagem se dava pela convivência com adultos. A transmissão de valores e dos conhecimentos, e de modo mais geral, a socialização da criança, não era, portanto, nem asseguradas nem controladas pela família. A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-la.


    III. A partir do século XVII acontece uma grande mudança e a escola passa a substituir a aprendizagem como meio de educação, ou seja, a partir desse momento, as crianças têm seu próprio local, deixando de ser misturadas como os adultos e também de aprender diretamente em contato com eles. As crianças eram separadas dos adultos, ficavam presas, numa espécie de quarentena, para depois serem largadas no mundo. Essa quarentena chegou à escola, sendo um tempo marcado por um enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia até os dias de hoje, chamada de escolarização.


    IV. Um novo tempo surge sobre a ideia de educação infantil na Europa, iniciando-se uma fase avançada da Idade Moderna, com o crescimento da urbanização e a transformação da família patriarcal em nuclear. A Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnicista e científico originados do crescimento comercial vivido naquele período da Europa Ocidental, fez com que se formulassem novas ideias de um pensamento pedagógico para esse novo tempo. A discussão sobre a escolaridade obrigatória, que se fez mais presente em diversos países da Europa nos séculos XVIII e XIX, ressaltou sobre a necessidade da educação para o desenvolvimento social. A criança a partir daí, passou a ser vista como um sujeito de necessidades e objeto de expectativas e cuidados, fazendo parte de um período de preparação para o ingresso na vida adulta, o que faz da escola (para aqueles que tinham a oportunidade de frequentar) um instrumento fundamental.


    Assinale a alternativa correta:



    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.