Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q540328
    Ano: 2015
    Banca: IF-PA
    Órgão: IF-PA

     "As etapas do pensamento sociológico", de Raymond Aron, constitui-se numa das obras mais importantes para a compreensão do desenvolvimento da teoria sociológica. Tendo como escopo a discussão presente na mesma, analise as afirmativas a seguir e marque a única alternativa correta:


    I Karl Marx descreveu o prodigioso desenvolvimento do Estado administrativo centralizado - este mesmo Estado que Tocqueville analisou e do qual ele mostrou as origens pré-revolucionárias -, que ele viu ganhar progressivamente amplitude e poderio à medida que se processava o desenvolvimento democrático.


    II Para Tocqueville a sociedade moderna era definida pelo seu caráter democrático, que para ele queria dizer a atenuação das distinções de classes, ou de Estado, a tendência à igualdade progressiva da condição social e até mesmo, num prazo mais longo, da condição econômica.


    III O pensamento de Vilfreto Pareto se baseia no reconhecimento da contradição entre a racionalidade das teorias econômicas e a irracionalidade do comportamento humano IV Para Durkheim a sociedade moderna não se baseia no contrato, como a divisão do trabalho não se explica a partir de decisões racionais dos indivíduos de repartir as ocupações para aumentar a produção coletiva.


    V Segundo Max Weber, a sociologia é a ciência da ação social, que ela quer compreender interpretando, e cujo desenvolvimento quer explicar socialmente.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.