Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q439672
    Ano: 2014
    Banca: CESPE
    Órgão: FUB
    A titulação da água oxigenada com os íons MnO4 - é um exemplo de titulação potenciométrica em que um dos próprios reagentes atua como auto indicador (no caso, o íon MnO4 - , devido a sua coloração intensa). Em outros casos, a detecção do ponto final é realizada por meio da leitura do potencial elétrico do sistema contra um eletrodo de referência.

    Na figura I, a seguir, apresenta-se um esquema da montagem usada na titulação de 50,0 mL de uma solução problema de Fe 2+ , em meio ácido, com uma solução de Ce 4+ 0,100 mol/L. O eletrodo de referência empregado é um eletrodo de calomelano cujo potencial elétrico é 0,24 V. Na figura II, apresenta-se a curva de potencial obtida. A tabela apresenta os potenciais elétricos padrão das semirreações envolvidas na reação global (Fe 2++ Ce4+→ Fe 3+ + Ce 3+ ), assim como o potencial do eletrodo padrão de hidrogênio.

    imagem-004.jpg
    A partir das informações apresentadas, julgue os itens que se seguem, considerando que os potenciais elétricos padrão listados na tabela são válidos no meio ácido no qual foi realizada a titulação e desconsiderando a ocorrência de potenciais de junção.

    Em uma célula galvânica constituída por um eletrodo de calomelano e um eletrodo padrão de hidrogênio, os elétrons fluirão do eletrodo de hidrogênio para o eletrodo de calomelano.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.