A educação para um estilo de vida ativo nos programas de Edu...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q635220 Pedagogia

A educação para um estilo de vida ativo nos programas de Educação Física, proposta pela abordagem da saúde renovada, é uma das abordagens da Educação Física que tem sido estruturada como uma alternativa para os programas tradicionais que ainda concentram suas práticas em torno dos esportes formais. Sobre essa abordagem de ensino, podemos afirmar que:

I) a educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem a realizar no âmbito escolar. A importância dessa abordagem decorre do grande número de estudos científicos demonstrando a associação inequívoca entre os hábitos de atividades físicas e saúde. É preocupante a incidência de sedentarismo entre os jovens, bem como os resultados que apontam que os adolescentes e jovens não estão sendo estimulados adequadamente em relação à prática de atividades físicas que venham a repercutir favoravelmente em sua saúde.

II) uma das expectativas de aprendizagem das aulas de Educação Física é fazer com que os alunos venham a incluir hábitos de atividades físicas em suas vidas, compreendendo conceitos básicos relacionados com a saúde e a aptidão física, que sintam prazer na prática de atividades físicas, que desenvolvam certo grau de habilidades motoras, o que lhes proporcionará a percepção de competência e motivação para essa prática.

III) por meio da intervenção didático-pedagógica, pautada na abordagem da saúde renovada, nas aulas de Educação Física, é possível contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos de ordem conceitual e procedimental sobre o tema saúde relacionado às práticas corporais de movimento.

Alternativas