Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q398343
    Ano: 2012
    Banca: FUNIVERSA
    Órgão: IFB
    Prova: Psicólogo
    O fracasso escolar, representado pelos altos índices de dificuldades de aprendizagem, reprovação e abandono, é motivo recorrente de preocupação dos diferentes profissionais que trabalham com a educação. Nesse contexto, as causas da não-aprendizagem têm sido objeto de estudo, avaliação e intervenção dos psicólogos escolares. A respeito dessa temática, julgue os itens a seguir.

    I A complexidade das demandas dirigidas aos profissionais de psicologia no contexto educativo indica a necessidade de serem formulados modelos de atuação que compreendam a aprendizagem escolar tanto como expressão de aspectos relacionados ao aluno quanto de aspectos sociais, históricos e intersubjetivos.

    II A principal estratégia do psicólogo escolar para lidar com as demandas emergenciais que lhe são direcionadas é o modelo clínico de intervenção orientado para o diagnóstico do problema individual apresentado pelo aluno.

    III As intervenções psicológicas realizadas com alunos com dificuldades de aprendizagem devem sempre levar em conta que o problema individual do aluno, ou o do seu meio familiar, é o mais relevante para se entender e modificar o quadro de dificuldades.

    IV O processo de avaliação e intervenção psicológica, diante de uma queixa de dificuldade de aprendizagem, deve privilegiar inicialmente a dinâmica escolar, as práticas pedagógicas e as relações interpessoais, reforçando a importância da escola como espaço privilegiado de aprendizagem e de desenvolvimento humano.

    V No processo de avaliação das dificuldades de aprendizagem, ancorado em uma perspectiva crítica, preventiva e relacional de intervenção em psicologia, a escuta ao professor configura-se como uma ação eventual que pode ser desencadeada pelo psicólogo caso o atendimento ao aluno e à sua família não tenha sido suficiente para compreender ou modificar o quadro.

    A quantidade de itens certos é igual a :

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.