Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q470786
    Ano: 2014
    Banca: CEC
    Órgão: Prefeitura de Piraquara - PR
    Prova: Psicólogo
    A Psicoterapia Breve (PB) hoje ocupa um lugar de destaque no campo da Psicologia. Analise as assertivas abaixo que abordam essa temática, classifique-as como “verdadeiras” ou “falsas” e marque a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência correta:

    I. A Psicoterapia Breve Psicodinâmica (PBP) tem como base conceitos da psicanálise, porém, devido à curta duração – diferente do tratamento psicanalítico clássico – o conceito de “transferência” é ignorado, pois trata-se de um fenômeno que ocorre a longo prazo.

    II. Pacientes com distúrbios psicológicos ou psiquiátricos crônicos não têm indicação para o tratamento com a Psicoterapia Breve, pois a técnica possui importantes limitações para o tratamento desses casos (quadro paranoide, obsessivo--compulsivo, psicossomático crônico, perversão, sociopatias).

    III. A psicoterapia breve psicodinâmica trabalha com a atenção seletiva e não com a atenção flutuante, como na psicanálise. Isso ocorre para que o terapeuta mantenha-se atento ao foco que se quer alcançar, por conta da objetividade de um processo de PB.

    IV. A psicoterapia breve pode fracassar em alguns casos ou produzir variações superficiais, com o desaparecimento de sintomas e a instalação de uma pseudoadaptação num nível regressivo. Uma terapia não pode, em prazos limitados, suscitar mudanças na estrutura da personalidade, embora possa produzir modificações dinâmicas não desprezíveis.

    V. O conceito de “Efeito Carambola” expressa o mecanismo interno de potencialização dos benefícios terapêuticos obtidos através da técnica focal. Esse conceito é amplamente utilizado em algumas modalidades de Psicoterapia Breve.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.