Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q510389
    Ano: 2010
    Banca: NC-UFPR
    Órgão: Prefeitura de Curitiba - PR
                                               Quem será o campeão?

          Uma pergunta que todos estão se fazendo e fazendo aos outros é: quem vencerá a copa do Mundo na África do Sul? Impossível responder conscientemente, ainda que os brasileiros esperem mais uma vez a vitória da nossa seleção sobre os rivais. Possuímos, sem dúvida, todas as condições para sonhar com isso: a tradição da camisa canarinho, a qualidade dos nossos jogadores, o respeito dos adversários e a atratividade política e econômica do futebol nacional por todo o planeta, o que potencialmente poderá nos favorecer, caso tenhamos dificuldades nas primeiras fases da competição.
          Estamos, porém, longe de ser os favoritos absolutos. Primeiro porque é puro ilusionismo imaginar que determinada seleção possa chegar ao mundial como se tivesse uma das mãos na taça - o torneio tem características diversas das de um campeonato. Caso houvesse jogos em turno e returno, certamente as melhores equipes - entre elas, a brasileira - teriam todas as condições de ganhar o título.
          A copa do mundo é, porém, muito mais uma “feira" de futebol, na qual os diversos “fabricantes" apresentam os seus últimos modelos para comercializá-los mundo afora. Dessa forma, o aspecto técnico é colocado em segundo plano. Vale única e exclusivamente a conquista, não importando de que forma possa ser alcançada.
          Mesmo em meio a todas as dúvidas do futebol - um esporte propício a surpresas, já que não exige regularidade para um time vencer -, podem-se analisar algumas possibilidades sob a ótica da limitada lógica desse esporte. E, diante disso, vislumbramos concorrentes da Copa da África do Sul. Mas antes temos de refletir sobre o que temos visto nos últimos meses, ainda que até junho muita coisa possa se modificar.

                                                                                        (Sócrates, em CartaCapital, 31 mar. 2010, p. 83.)

    Assinale a alternativa que contenha uma inferência que pode ser feita diretamente do texto.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.