Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    01
    Q524519
    Ano: 2015
    Banca: IF-SP
    Órgão: IF-SP
    Leia a tirinha a seguir




    Recentemente, um projeto de lei que previa a não obrigatoriedade de aviso em rótulos de produtos transgênicos foi aprovado no Congresso. Existe uma discussão em alguns setores da sociedade sobre as consequências do uso de técnicas de engenharia genética para a saúde e o ambiente, pela carestia de pesquisas científicas, devido aos usos dessas técnicas serem relativamente recentes. 

    Sobre o tema, analise as seguintes alternativas:


    I- Utilização de padrões rígidos de segurança para evitar a liberação acidental de micro-organismos modificados por engenharia genética.

    II- Alguns micróbios utilizados em engenharia genética foram alterados de modo que são incapazes de sobreviver fora do ambiente de laboratório.

    III- Os micro-organismos destinados a utilização no meio ambiente podem ser modificados de modo a conterem genes de suicídio. Assim, eles não persistem no meio ambiente.

    IV- A terapia gênica pode ser utilizada na cura de doenças genéticas pela substituição do gene defectivo ou ausente.

    V- A tecnologia genética suscita questões éticas, como: empregadores e companhias seguradoras podem ter acesso aos registros genéticos de uma pessoa? Será que algumas pessoas se tornarão alvo para esterilização ou reprodução? O aconselhamento genético estará disponível para todos?

    VI- As técnicas de engenharia genética foram utilizadas para mapear o genoma humano pelo Projeto Genoma Humano.

    VII- As culturas de alimentos alterados por engenharia genética devem ser seguras para consumo e para serem liberadas no meio ambiente.

    De acordo com Tortora, Funke e Case (2012), somente as afirmativas que são consideradas como questões de segurança e ética na engenharia genética são:


    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.