Questões de Concurso Público UFSC 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971590 Serviço Social
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal brasileira. Sobre esse programa, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971597 Serviço Social

No que se refere aos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

II. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior.

III. Reduzir as taxas de retenção e evasão.

IV. Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971604 Serviço Social

Sobre o contexto que permeia os dilemas atuais da universidade pública brasileira, com base em Chauí (2003), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A universidade é uma instituição social e, como tal, exprime de maneira determinada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo.

II. Vemos no interior da instituição universitária a presença de opiniões, atitudes e projetos conflitantes, que exprimem divisões e contradições da sociedade.

III. A universidade como instituição social diferenciada e autônoma não é possível em um Estado republicano e democrático.

IV. Se quisermos tomar a universidade pública por uma nova perspectiva, precisamos começar exigindo, antes de tudo, que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público e sim como investimento social e político, o que só é possível se a educação for considerada um direito e não um privilégio ou serviço.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A