O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Concurso Público UFPR 2019 para Farmacêutico

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Farmacêutico |
Q1281247 Farmácia
O armazenamento de medicamentos é uma das etapas do ciclo de assistência farmacêutica, que visa assegurar a qualidade dos medicamentos e promover o controle eficaz do estoque, de forma a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário. Nesse contexto, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Farmacêutico |
Q1281253 Farmácia
A prescrição farmacêutica é definida como o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças. Considerando o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera que as características de toxicidade dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) apontam para a inocuidade ou são de baixo risco, razão pela qual a ausência de tarja vermelha sinaliza que os MIPs podem ser indicados sem qualquer contraindicação. ( ) O farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, desde que condicionado à existência de diagnóstico prévio e apenas quando estiver previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde. ( ) Nas infecções bacterianas da pele, é permitido ao farmacêutico prescrever antimicrobianos tópicos, como bacitracina e neomicina, segundo a instrução normativa nº 11 (ANVISA, 2016). ( ) De acordo com a instrução normativa nº 11 (ANVISA, 2016), que define a lista de medicamentos isentos de prescrição, é permitido ao farmacêutico prescrever o anti-inflamatório diclofenaco sódico ou potássico sistêmico como indicação terapêutica em lombalgias, mialgias ou dores articulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Farmacêutico |
Q1281256 Farmácia
A seleção de medicamentos é considerada o eixo do ciclo da assistência farmacêutica, sendo as demais atividades desse ciclo desenvolvidas com base no elenco de medicamentos padronizados no âmbito hospitalar. A racionalização de custos, em paralelo aos parâmetros terapêuticos, deve ser considerada na tomada de decisões durante o processo de seleção de medicamentos em uma instituição. Em relação ao tema, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E