O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ 45% OFF

Última oportunidade, venha aproveitar até 45% OFF! 🤑

Questões de Concurso Público SEDF 2017 para Professor - Educação Física

Foram encontradas 13 questões

Q775919 Educação Física
A concepção de educação física e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformação de sua prática pedagógica. A educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos clubes, mesmo porque é outra a sua função. A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações). Com base no texto, julgue o item a seguir. A participação do professor de educação física na elaboração do projeto político-pedagógico da escola deve preservar o desejo dos alunos de optar, em detrimento do componente curricular da educação física, por realizar práticas corporais em outros cenários sociais (clubes e academias), entendendo que estas instituições contemplam o trabalho pedagógico da educação física escolar.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775920 Educação Física
A concepção de educação física e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformação de sua prática pedagógica. A educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos clubes, mesmo porque é outra a sua função. A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações). Com base no texto, julgue o item a seguir. O trato pedagógico das aulas de educação física, em uma perspectiva crítica, deve ter como objetivo alcançar nos alunos o nível mais elevado do desenvolvimento das capacidades físicas.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775921 Educação Física
A concepção de educação física e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformação de sua prática pedagógica. A educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos clubes, mesmo porque é outra a sua função. A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações). Com base no texto, julgue o item a seguir. O trabalho da educação física, em uma perspectiva crítica, deve ser o de abordar os conteúdos da cultura corporal de movimento, procurando reproduzir os valores instituídos e observados na sociedade.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775922 Educação Física
A concepção de educação física e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformação de sua prática pedagógica. A educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos clubes, mesmo porque é outra a sua função. A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações). Com base no texto, julgue o item a seguir. O jogo, o esporte, as lutas, as atividades rítmicas, as danças, as ginásticas e todas as demais práticas corporais formam o conjunto dos conteúdos da cultura corporal de movimento que cabe à educação física desenvolver junto aos alunos na escola.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775923 Educação Física
A concepção de educação física e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformação de sua prática pedagógica. A educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos clubes, mesmo porque é outra a sua função. A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações). Com base no texto, julgue o item a seguir. A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, pertence ao domínio da educação e, dessa forma, deve atender aos objetivos sociais que este campo de conhecimento lhe confere.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: C
5: C