Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2016 para Professor de Ensino Fundamental - Geografia

Foram encontradas 5 questões

Q727896 Geografia
Existem diversos entendimentos sobre o que é a Amazônia. De acordo com a forma como os agentes sociais e políticos se apropriam deste espaço físico, observam-se vários critérios de mapeamento. Estes vão desde aqueles determinados por organismos internacionais, como a ONU, até aos traçados pelo IBGE, que leva em conta aspectos administrativos e de planejamento regional. Os mapas abaixo representam algumas dessas formas de representação gráfica e, respectivamente, são a:
Alternativas
Q727903 Geografia
A recente tragédia de Mariana (MG), com o rompimento da barragem do Fundão, além das perdas humanas, econômicas e ambientais, sob o ponto de vista da geografia física, demonstra:
Alternativas
Q727906 Geografia

“COP-21 termina em acordo histórico contra aquecimento global

Após duas semanas de intensas negociações, a COP-21 (Conferência do Clima da ONU) terminou neste sábado em Paris com um acordo histórico, que pela primeira vez envolve quase todos os países do mundo em um esforço para reduzir as emissões de carbono e conter os efeitos do aquecimento global. O ponto central do chamado Acordo de Paris, que valerá a partir de 2020, é a obrigação de participação de todas as nações - e não apenas países ricos - no combate às mudanças climáticas (...). O objetivo de longo prazo do acordo é manter o aquecimento global ‘muito abaixo de 2ºC ’.” Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/acordo-de-paris-fixa-mecanismos-vinculativos-para-limitar-aumento-a-2-graus,e02f8e0d6b45fdadb4829b608fa2657fpwau5sbz.html (acesso em 19/03/ 2016)

O fato acima revela, pela primeira vez, um compromisso que inclui tanto países ricos como pobres, em reduzir as emissões dos gases responsáveis pelo agravamento do aquecimento global. Caso a meta não seja atingida, uma das consequências, abaixo, é discordante das previsões mais pessimistas sobre a questão do aquecimento global:
Alternativas
Q727908 Geografia
A sequência de imagens, acima, indica, respectivamente, uma:
Alternativas
Q727914 Geografia
A crise hídrica sofrida pelo estado de São Paulo, nos últimos dois anos, e a ameaça de racionamento de água no Rio de Janeiro, no final do ano passado, na sua superfície, revelam que o problema se deveu à falta de chuvas regulares correspondentes a cada mês. De fato, houve uma redução considerável das precipitações momentaneamente, mas a escassez de água para a população e atividades econômicas é resultante de uma combinação de razões que se perpetuam há décadas. Uma das afirmativas, a seguir, aponta de forma equivocada um motivo de cunho socioambiental responsável por isso:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: B