O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões NCE-UFRJ - 2013 - UFRJ - Técnico em Enfermagem - Geral

Foram encontradas 60 questões

Q696917 Português
O trecho a seguir é parte de texto publicado no Portal da Saúde do SUS. Leia-o atentamente e responda a questão proposta:

“DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE”
Elaborada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Comissão Intergestora Tripartite, a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde se baseia nos seis princípios básicos de cidadania. (…)
De acordo com o primeiro princípio da carta, todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado ao sistema de saúde. Assim, fica garantido aos usuários a facilidade de acesso aos postos de saúde, especialmente aos portadores de deficiência, gestantes e idosos.
O segundo e terceiro princípios do documento esclarecem ao cidadão sobre o direito a um tratamento adequado para seu problema de saúde. Também faz referência à necessidade de um atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação (preconceito de raça, cor, idade ou orientação sexual, estado de saúde ou nível social). (…)”.
Sobre os trechos sublinhados é correto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q696918 Português
O texto adiante é uma adaptação de parte de notícia publicada, em 10 de maio de 2013, no portal eletrônico do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Depois de lê-lo, responda a questão proposta:

Inaugurado Centro de Pesquisa em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina
No dia 10 de maio de 2013, às 11h, durante a realização das atividades alusivas à 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro de Ciências da Saúde e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, brindaram a Enfermagem Brasileira com a inauguração do Centro de Pesquisa e Tecnologia de Cuidado em Enfermagem e Saúde (Cepetec).
Considerando as normas gramaticais vigentes quanto ao emprego dos sinais de pontuação, podemos considerar que o uso da vírgula em seguida ao termo Santa Catarina, sublinhado no texto:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q696919 Português
O texto adiante é reprodução do parágrafo inicial da Introdução do BALANÇO DE ATIVIDADES do primeiro ano de funcionamento da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, criada pela Lei Federal Nº 12528/2011.
“A partir de sua instalação em 16 de maio de 2012, a Comissão Nacional da Verdade definiu três formas básicas de atuação para o desempenho de seu mandato e para atender as expectativas dos sobreviventes e familiares dos mortos e desaparecidos e da sociedade brasileira. A primeira linha definida foi a pesquisa necessária para esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos ocorridas durante o período de 1946 a 1988 e promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior, com especial atenção aos fatos decorrentes do regime instalado pelo Golpe de Estado de 1964.”
Assinale qual das alternativas adiante relaciona, EXCLUSIVAMENTE, características exigidas para a redação oficial, todas presentes no texto da questão:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q696920 Português
Leia os textos 1, 2 e 3, a seguir, e responda a questão proposta.
TEXTO 1
Delegado do Rio de Janeiro defende fim da guerra às drogas e do proibicionismo
Orlando Zaccone é delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro (...). Negando todos os estereótipos que o cercam, os quais abomina, ele é a favor da legalização das drogas e defende que o papel do delegado dentro do marco democrático é o de garantir a liberdade e não o de prender, o que chama de marco autoritário. (...) defende que a guerra contra as drogas mata mais do que a própria droga.
Trecho adaptado da entrevista “Uma guerra injusta
produzida pelo Estado brasileiro”, concedida por Orlando
Zaccone à jornalista Viviane Tavares e publicada no Jornal
Brasil de Fato, de 09 a 15 de maio de 2013.

TEXTO 2
“(...) o eixo da construção de um Estado de direito efetivo no país exige o tratamento da questão da segurança pública nos espaços populares e sua identificação como um direito social fundamental. Portanto, é imperioso reconhecer que há uma falta de consonância entre o reconhecimento e a oferta de um leque de direitos dos moradores de favelas e uma política de segurança pública que garanta a condição cidadã dessas populações.”.
Eliana Sousa Silva. Testemunhos da Maré, 2012.

TEXTO 3
“(...) nós somos marginais / não temos saúde / temos corpo frágil e inseguro / todo marcado pela dor de ser / nós fomos abandonados / nós crescemos na dúvida que somos e testamos cada maneira de existir / (...) / nós somos livres / vivemos dentro de nossa realidade / – uma realidade inventada / nós nos alimentamos da noite / porque enxergamos melhor no escuro / nós somos confusos / como uma manhã de neblina / (...) / ainda não descobrimos o nosso lugar / somos sempre estrangeiros / às vezes não cabemos nem em nós mesmos / nós não rimamos / porque não temos par / viemos avulsos / (...).”.
Maria Isabel Iório. Fragmentos do poema Sem Título. Em Nuvem Opaca, 2012. 
Depois de cotejar os três textos apresentados, assinale qual das alternativas adiante expressa a relação coerente entre eles:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q696921 Português
Leia o trecho abaixo, que reproduz o item 1 das Diretrizes Gerais do Plano Diretor UFRJ 2020 (PD UFRJ-2020), aprovado pelo Conselho Universitário da instituição em 05 de novembro de 2009, e responda a questão proposta:
“1. O PD UFRJ-2020 é expressão e projeção, no tempo e no espaço, de uma vontade coletiva, democraticamente construída, de fazer (1) da UFRJ uma universidade contemporânea de seu próprio tempo, consciente dos desafios que lhe são lançados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, assim como por uma sociedade que traz (2) as marcas tanto da condição periférica à globalização, quanto de perversas e inaceitáveis desigualdades e injustiças. Não queremos (3) apenas uma universidade de qualidade e democrática, nem apenas que ela seja aberta a setores mais amplos de nossa juventude; queremos também uma universidade engajada na construção de um projeto de país que contemple a autonomia científico-técnica, a justiça social e a responsabilidade ambiental.”
Assinale qual das alternativas adiante apresenta corretamente a flexão das formas verbais sublinhadas e numeradas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: C