Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Hamburgo - RS 2020 para Assistente Social

Foram encontradas 5 questões

Q1155998 Serviço Social

Sobre o Código de Ética Profissional do Assistente Social, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São direitos do assistente social, conforme o artigo 2º do Código de Ética Profissional do Assistente Social:


I. garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados no referido Código.

II. inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

III. desagravo público por ofensa que atinja a sua honra privada.

IV. ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções, salvo em situação de calamidade pública ou em programas de socorro à população.

Alternativas
Q1155999 Serviço Social
Helena, bacharel em Gestão Pública e mestre em Serviço Social e Políticas Sociais, recentemente, foi aprovada em um concurso público para o cargo de Assistente Social em seu Município. Considerando a titulação informada e o que dispõe a Lei n.º 8.662/1993 sobre quem poderá exercer a profissão de Assistente Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1156000 Serviço Social
De acordo com a Lei nº 8.662/1993, é correto afirmar que os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS)
Alternativas
Q1156001 Serviço Social
O Conselho Tutelar enviou Ofício ao Serviço Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território de referência da adolescente Isabela, requisitando visita domiciliar com apresentação do respectivo laudo social a respeito da situação social da adolescente, bem como a inclusão no Serviço de Proteção e Acompanhamento Integral à Família (PAIF). No período de 01 mês após o recebimento do Ofício, o assistente social da unidade realizou uma série de intervenções junto à família de Isabela com os objetivos de conhecer a realidade social na qual a família se insere, bem como garantir o acesso aos direitos socioassistenciais no âmbito da proteção social básica. Elaborou documento em resposta ao Conselho Tutelar, relatando as intervenções realizadas (atendimento particularizado; observação; escuta qualificada; visita domiciliar; encaminhamento para Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) articulação com familia extensa e rede comunitária; articulação com a rede de intersetorial); indicou e analisou as expressões da questão social que se manifestam no cotidiano da família e no território em que se insere; destacou suspeita de grave violação de direitos humanos (prostituição infanto-juvenil) e, ao final, dentre outros destaques, concluiu com sua opinião técnica no sentido de, no âmbito da política de assistência social, não incluir a família no PAIF, mas encaminhá-la ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), haja vista a situação social evidenciada na família que demanda serviço de proteção especializado. Cosiderando o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1156010 Serviço Social
No Brasil, foi criado um canal de comunicação entre a sociedade civil e o Poder Público para denunciar/acolher situações de violações de direitos humanos relacionados a diversos grupos, como crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas etc. Trata-se de um serviço que funciona diariamente em que um dos canais é por discagem direta e gratuita de todo o Brasil. Esse serviço é conhecido como
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: C
5: B