Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Cirurgião Dentista 40H

Foram encontradas 2 questões

Q1139826 Odontologia

A doença de von Willebrand e as hemofilias A (deficiência do fator VIII) e B (deficiência do fator IX) são as coagulopatias hereditárias mais comuns e, juntas, correspondem a 95% dos casos. Quanto ao atendimento odontológico a esses pacientes, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Em pacientes com a doença de von Willebrand, deve-se ter cuidado com o uso do sugador que, em contato constante com a mucosa, pode causar hematoma local.

( ) O procedimento cirúrgico deve ser realizado logo após a reposição do fator de coagulação, pautado sempre na meia-vida do produto utilizado.

( ) Medidas de hemostasia local, como o uso tópico de antifibrinolíticos, não precisam ser empregadas quando houver a reposição do fator de coagulação previamente ao procedimento cirúrgico.

Alternativas
Q1139828 Odontologia

A lesão medular é uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes. O número de pessoas acometidas por essa lesão espinal vem aumentando significativamente nas últimas décadas. Sobre o atendimento odontológico a esses pacientes, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Em pacientes com lesão medular completa acima dos segmentos T5, T6, pode ocorrer uma condição conhecida como disreflexia autonômica ou crise autonômica hipertensiva, caracterizada, clinicamente, por vasodilatação cutânea em nível de cabeça e pescoço, bradicardia, hipertensão arterial sistêmica, dor de cabeça intensa e latejante, hipersudorese, suor no rosto, ombros e peito, piloereção e dilatação das pupilas.

( ) Dentre as causas da crise autonômica hipertensiva que pode acometer pacientes com lesão medular completa acima de T5, T6, está o estímulo doloroso de regiões sem sensibilidade.

( ) Em pacientes com lesão medular, especialmente cervical e torácica alta, as mudanças bruscas de decúbito horizontal para a posição ereta levam ao quadro de hipotensão ortostática devido à perda de controle do tônus vasomotor.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A