Questões de Concurso Público Prefeitura de Jacundá - PA 2016 para Professor História

Foram encontradas 3 questões

Q1687698 História
“Em 1709, por exemplo, José da Cunha Deça face à morte de boa parte de seus escravos africanos, quando não fugiam pelas matas, havia requerido à Coroa e obtido a devida autorização régia para “resgatar” 120 cativos índios nos sertões da Amazônia, além da preferência para a aquisição de 20 negros que viessem no primeiro navio, que os trouxesse por conta da fazenda real, caso contrário seus “copiosos canaviais”, em seu engenho no distrito de Belém, haviam de ficar inaproveitáveis.”
(BEZERRA NETO, José Maia. Escravidão Negra no Grão-Pará (sécs. XVII-XIX). Belém: Paka-Tatu, 2001. pág 23)
O tema da escravidão se configura como algo instigante entre os historiadores que se dedicam ao estudo da região amazônica. O trecho descrito acima deixa claro a ideia de que:
Alternativas
Q1687699 História
Ainda é muito comum em sala de aula, e foi uma constante nos livros didáticos de História da década de 1980, a difusão da ideia de que a Inconfidência Mineira (1789) teve seus envolvidos presos e seus bens apreendidos pela Coroa Lusitana. A imagem que ficou foi a de desbarato de fortunas e da tradição violenta por parte das autoridades portuguesas. Uma historiografia mais recente sobre o tema revela:
Alternativas
Q1687700 História
Durante o chamado Período Regencial (1831 – 1845), ocorreram várias revoltas no território brasileiro. Um emaranhado de motivações colaborou para que os mais diversos grupos sociais demonstrassem suas insatisfações com o Governo Central. Sul, Norte e Nordeste vivenciaram essas agitações, sendo a Cabanagem uma das mais famosas. O renomado historiador José Maia Bezerra Neto expressa a seguinte ideia: “Lembrem-se que havia dentro da Cabanagem muitas “Cabanagens”. Tal afirmação evidencia a noção de que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C