Questões de Concurso Público IF-MS 2019 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Engenheiro Civil |
Q964371 Engenharia Civil

Os sistemas estruturais, quando estão submetidos a carregamentos, podem falhar de várias formas, o que vai depender do material usado, do tipo de estrutura, das condições de apoio, entre outras considerações. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


I. Trata-se de uma metodologia de cálculo que tem como resultado a obtenção dos momentos principais de inércia do pilar em estudo.

II. Trata-se de uma metodologia de cálculo que tem como resultado a obtenção dos momentos principais de inércias polares do pilar em estudo.

III. Trata-se de uma metodologia de cálculo também conhecida como processo de Mohr para cálculo de pilares esbeltos.

IV. A carga crítica de Euler é diretamente proporcional à rigidez ao momento fletor, sendo este conhecido pelo produto entre o módulo de Young e o momento de inércia da seção transversal do pilar sob estudo.

V. A carga crítica de Euler é a maior carga de cisalhamento que pode ser aplicada a um pilar esbelto.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Engenheiro Civil |
Q964372 Engenharia Civil
Uma das finalidades do uso de cordoalhas metálicas para protensão em vigas de concreto armado é a diminuição da necessidade de uso de ferros longitudinais passivos (barras metálicas nervuradas) na estrutura, tornando-as menos onerosas, considerando vigas com seção transversal constante ao longo de todo seu comprimento. No que diz respeito à protensão realizada com cordoalhas metálicas ao longo de todo o comprimento de vigas de concreto armado, e paralelas à linha neutra das vigas, se considerarmos pequenas deformações, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Engenheiro Civil |
Q964373 Engenharia Civil
Considere um pilar engastado em suas extremidades. Tal pilar está submetido a pequenas deformações e seu peso próprio pode ser desconsiderado. Efeitos de segunda ordem podem ser ignorados, onde o pilar estará submetido a tensões que são inferiores às tensões de escoamento do seu material constituinte, tanto à tração, quanto à compressão e também ao cisalhamento. O pilar é constituído do mesmo material isotrópico e homogêneo em todo seu comprimento. A viga possui a mesma seção transversal ao longo de todo o seu comprimento. Sabendo-se que o comprimento da viga é igual a “L”, que o módulo de Young é igual a “E” e que a viga está submetida unicamente a uma carga vertical uniformemente distribuída ao longo de todo seu comprimento de valor “Q”, o maior valor da deformada e da rotação da tangente à elástica na viga, considerando a linha neutra como referência, respectivamente, em módulo, é igual a:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Engenheiro Civil |
Q964382 Engenharia Civil
Em uma obra, faz-se necessário um conjunto de projetos para a sua boa execução. Em se tratando de um projeto estrutural, pode-se reuni-lo em três fases sequenciais. Analise as alternativas quanto à sequência de confecção de um projeto estrutural e marque a CORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Engenheiro Civil |
Q964384 Engenharia Civil

Em construções de estruturas metálicas é comum o aparecimento de uma grande variedade de defeitos nas soldas. Diante dessa informação, analise as afirmativas abaixo.


I. Fraturas a frio: são fraturas que ocorrem no material da solda durante a solidificação e são devidas à presença de impurezas, solidificandose à temperatura mais baixa do que a do aço.

II. Fraturas a quente: são fraturas que ocorrem devido ao calor interno imposto pelo processo da solda, que afetam a microestrutura tanto do metal da solda quanto do metal-base adjacente à poça de fusão da zona termicamente afetada (ZTA).

III. Porosidade: usual em soldas feitas em várias camadas.

IV. Inclusão de escória: retenção de pequenas bolhas de gás durante o resfriamento.

V. Fusão incompleta, penetração inadequada, decorrem em geral de insuficiência de corrente.


Considerando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: A