Questões de Concurso Público IF-CE 2017 para Técnico em Agropecuária

Foram encontradas 3 questões

Q800160 Engenharia Agrícola

A maioria das espécies hortícolas presta-se melhor à propagação via sementes, mas, outras, preferem proliferar vegetativamente. Há, ainda, poucas espécies que se propagam satisfatoriamente das duas formas. De acordo com as terminologias relacionadas à propagação vegetativa de hortaliças, associe adequadamente as colunas.

(1) Bulbilho.

(2) Cultura de tecidos.

(3) Enxertia.

(4) Estaquia.

(5) Estolões.

(6) Estruturas vegetativas especializadas.

(7) Perfilho.

(8) Raiz tuberosa.

(9) Rizomas.

(10) Tubérculos. 

( ) Caules arredondados de algumas plantas, que se desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia.

( ) Caules especializados, em geral horizontais, que aparecem nas axilas das folhas e na base da coroa. Estas estruturas, em geral, têm a capacidade de enraizar e de formar novas plantas.

( ) Contém grande quantidade de reserva como substância nutritiva no sistema radicular.

( ) Diminutos bulbos que se formam ao longo do caule de certas plantas.

( ) Nome genérico que se dá aos vários procedimentos de cultivo “in vitro” de células, tecidos e órgãos vegetais em um meio nutritivo e em condições assépticas.

( ) Partes ou órgãos vegetativos retirados da planta matriz, que, quando submetidos às condições favoráveis (luz, temperatura, umidade, substrato), podem ter seu enraizamento induzido, formando uma nova planta.

( ) Partes vegetativas de duas plantas são colocadas em contato, de tal forma que se unem, formando uma única planta.

( ) Qualquer órgão que possa funcionar como estrutura de reserva e possa ser utilizado para a propagação.

( ) Ramificação subterrânea contínua de uma planta, formada a partir de um processo fisiológico.

( ) Tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo ter também porções aéreas.

A sequência correta é

Alternativas
Q800161 Engenharia Agrícola
Um produtor cearense irá cultivar 100 hectares de mangueira Tommy Atkins, com tecnologia de produção para exportação, sob regime de irrigação. Em campo, o espaçamento a ser utilizado será 8,0 metros entre linhas e 5,0 metros entre plantas. A quantidade de mudas necessárias para a realização da operação de transplantio, nos 100 hectares de mangueira, será
Alternativas
Q800166 Engenharia Agrícola

A regeneração das árvores constitui o fundamento de todos os sistemas de manejo florestal. A primeira questão no manejo da Caatinga – como no manejo de qualquer outro ecossistema florestal é selecionar a forma de regeneração mais eficaz e segura. O conjunto de evidências experimentais e práticas indica que a regeneração vegetativa é muito abundante e bem-sucedida, para a maioria das espécies lenhosas da Caatinga, pelas seguintes vantagens:

I. Baixo número de brotos por toco, devido à existência de muitas gemas dormentes em tocos e raízes;

II. Rápido crescimento inicial, devido à reserva de nutrientes e fotossintatos;

III. Baixa taxa de mortalidade inicial e resistência à seca, devido à presença de um sistema radicular bem desenvolvido.

A respeito das vantagens da regeneração vegetativa como forma de propagação da maioria das espécies lenhosas da Caatinga, está(ão) correto(s):

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D