Questões de Concurso Público Prefeitura de Gaspar - SC 2019 para Professor de Português

Foram encontradas 4 questões

Q1726359 Português
As Reservas da Biosfera foram criadas em 1976 como parte do Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). São áreas que compreendem ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, onde devem-se promover soluções que conciliam a conservação da biodiversidade com seu uso sustentável. Constituem também territórios para o monitoramento, pesquisas, educação ambiental e gerenciamento de ecossistemas, bem como referência de informação e desenvolvimento profissional dos técnicos em seu manejo. Seu gerenciamento é o trabalho conjunto de instituições governamentais, não governamentais e centros de pesquisa. Esta integração busca o atendimento às necessidades da comunidade local. As Reservas da Biosfera são nomeadas pelos governos nacionais e permanecem sob a jurisdição soberana dos estados onde estão localizadas. Seu status é reconhecido internacionalmente. Atualmente existem 669 reservas da biosfera em 120 países. Criada em 1994, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo é coordenada e tem sua estrutura administrativa no âmbito do Instituto Florestal. Dentre as razões que motivaram a declaração do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo como Reserva da Biosfera, destaca-se o fato de que esta Reserva envolve a segunda maior cidade do planeta e concentra 10% da população brasileira com baixíssimos índices de área verde por habitante. 
(Adaptado do site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ institutoflorestal/2019/09/aluna-de-iniciacao-cientifica-do-if-e-representante-da-rbcv-na-cupula-da-juventude-para-o-clima-da-onu-em-nova-iorque/. Acesso 16 out. 2019)
Leia as afirmações a seguir:  
I. As Reservas da Biosfera são lugares escolhidos pelos governos de cada nação por sua condição de biossistemas especiais que devem ser preservados. A proposta é que essas reservas sejam utilizadas sem serem danificadas. II. Cada governo estadual tem a obrigação de cuidar de sua reserva, internacionalmente escolhida, de forma a que haja preservação do meio ambiente, num movimento que envolve toda a comunidade. III. As reservas serão espaços de estudos e monitoramento de vários fatores relacionados ao meio ambiente, e cuja atenção através de vários órgãos governamentais ou não governamentais poderá beneficiar as comunidades locais.  
Assinale a alternativa que se aplica:
Alternativas
Q1726542 Português
O vazamento de óleo que há mais de um mês atinge as praias do Nordeste trouxe de volta à pauta do Congresso o projeto de lei que tipifica o ecocídio - isto é, o crime de causar desastre ambiental com destruição significativa da flora e da fauna. Apresentado logo depois do rompimento da barragem de Brumadinho, o projeto foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Os relatores do projeto, que tipifica o crime de ecocídio para punir os responsáveis por grandes tragédias ambientais, analisaram os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho, e estabelecem penas de reclusão para os responsáveis por desastres ambientais e ampliam o valor máximo da multa que deve ser aplicada. Caso a tragédia ambiental seja entendida como crime culposo, quando o autor não tem a intenção de provocá-lo, as penas serão menores. Se o acidente provocar morte de alguma pessoa, será considerado também homicídio. Se já fosse lei, o projeto poderia ser aplicado tanto no caso de Brumadinho quanto no do Nordeste. Este projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário do Senado. 
(Adaptado de: Barbosa, M. (10 out.2019). Criminalização de desastre ambiental avança no Senado. Disponível: https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/criminalizacao-de-desastre-ambiental-avanca-no-senado/. Acesso: 1/11/2019)
Leia as afirmações a seguir:  
I. A lei de ecocídio, recentemente aprovada pelo Senado e já em vigor, pune responsáveis por desastres ambientais. II. Os resultados dos desastres de Brumadinho e do Nordeste fizeram com que o Governo Federal tomasse medidas de urgência para mitigar os efeitos ambientais. III. Os desastres ambientais de Brumadinho e de derramamento de óleo no Nordeste provocaram movimentação política para a aprovação de uma lei que puna os responsáveis. IV. Aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, o projeto de lei que tipifica o ecocídio inclui penas de reclusão de multas. 
Assinale a alternativa que melhor se aplica, de acordo com o texto: 
Alternativas
Q1726567 Português
Muitas pessoas acreditam que as atividades de educação ambiental em áreas protegidas resumem-se a visitas monitoradas nas quais sejam apresentados principalmente os atributos naturais do local. Porém, é preciso que se reconheça que o papel educativo dessas áreas abrange processos mais amplos voltados à formação de pessoas capazes de desenvolverem uma visão crítica sobre a realidade socioambiental e engajarem-se na sua transformação, de modo que as visitas às áreas protegidas abram possibilidades para a reflexão e ação sobre temas socioambientais locais, regionais, nacionais e globais. Pensando nisso, elaborou-se um programa de educação ambiental envolvendo áreas protegidas e escolas (“Educatrilha na Escola”), cujo objetivo é fomentar processos críticoreflexivos, participativos, contínuos e permanentes de educação ambiental nas escolas que envolvam visitas a espaços de preservação do meio ambiente, que também será usado como projeto piloto para a construção de políticas públicas de educação ambiental inovadoras com o público escolar nas áreas protegidas.
(Adaptado de: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ educacaoambiental/2019/01/14/educatrilha-na-escola-um-programa-de-educacao-ambiental-envolvendo-areas-protegidas-e-escolas/ Acesso: 1/11/2019)
Leia as afirmações a seguir: 
I. As atividades a serem desenvolvidas nas escolas sobre a preservação da natureza devem ser mais que meras visitas de passeio a áreas de preservação ambiental. II. Políticas de educação ambiental também são construídas a partir de atividades de educação ambiental nas escolas. III. É possível usar a natureza para ensinar aos estudantes a refletir sobre o meio ambiente e participar de ações ambientais. IV. Passeios em áreas de preservação ambiental não deveriam fomentar a reflexão sobre os temas socioambientais, mas sim incentivar a participação escolar em ações de preservação. 
De acordo com o texto, se pode inferir que:  
Alternativas
Q1726568 Português
No desenvolvimento do projeto “Educatrilha na Escola”, ao longo do ano, os professores desenvolveram atividades interdisciplinares com seus alunos, utilizando metodologias abordadas nos encontros formativos (como a árvore dos sonhos, o muro das lamentações, o resgate histórico e o biomapa), bem como implantaram hortas, jardins e trilhas sensoriais. Também foram realizadas atividades de reaproveitamento de materiais, pesquisa de receitas de alimentos saudáveis, elaboração de músicas e desenhos sobre temas socioambientais, estudo de plantas, rodas de conversa sobre temas socioambientais da escola e do entorno, entre outras. Diversas visitas utilizaram metodologias participativas durante as trilhas, como jogos de perguntas e respostas, dinâmicas de grupo e apresentação de uma peça de teatro feita pelos alunos. Em uma oportunidade, alunos e professores conheceram ecossistemas diferentes e visitaram uma comunidade quilombola, conhecendo um pouco sobre a história e a cultura locais. As trilhas foram conduzidas por monitores locais, valorizando os conhecimentos tradicionais e propiciando aprendizagem sobre aspectos ecológicos, sociais, políticos e culturais.  
(Adaptado de: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ educacaoambiental/2019/01/14/educatrilha-na-escola-um-programa-de-educacao-ambiental-envolvendo-areas-protegidas-e-escolas/ Acesso: 1/11/2019)
Leia as afirmações a seguir:  
I. As atividades realizadas em projetos escolares sobre o meio ambiente podem contemplar todas as disciplinas de diferentes formas II. Um resultado das visitas guiadas a trilhas em espaços de proteção ambiental é a construção e a manutenção de hortas comunitárias pelos alunos e professores tanto nas escolas quanto em suas comunidades. III. Jogos de perguntas e respostas, dinâmica de grupo e peças de teatro são exemplos de metodologias participativas. IV. A questão quilombola é discutida, assim com a questão da demarcação das reservas indígenas.
Assinale a alternativa que se aplica, de acordo com a leitura do texto:  
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B