Questões de Concurso Público ISE-AC 2021 para Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE-AC Prova: IBADE - 2021 - ISE-AC - Psicólogo |
Q2032126 Psicologia
AC é um jovem de 9 anos de idade que foi encaminhado para uma avaliação psicológica por uma médica psiquiatra, para auxílio na formulação diagnóstica de um transtorno possível do neurodesenvolvimento. Na entrevista clínica, examinou-se um histórico de meningite aos 4 anos de idade. AC apresentava dificuldades acadêmicas moderadas e um comprometimento leve na socialização, mas não no ambiente familiar. Tais sinais não eram presentes antes do quadro de meningite, e após o mesmo, expressavam-se de forma persistente. As pontuações dos testes de funcionários na avaliação indicaram na medida do QI total o valor de 60 pontos.
A partir dessas informações, havendo elementos para constituir uma hipótese diagnóstica, a alternativa que melhor a apoiaria de acordo com a justificativa proposta é que:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE-AC Prova: IBADE - 2021 - ISE-AC - Psicólogo |
Q2032132 Psicologia
Em 21 de maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a classificação da transexualidade como transtorno mental da 11ª versão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde (CID). Tal posicionamento vai de encontro com uma Resolução adotada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Em relação à esta Resolução, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE-AC Prova: IBADE - 2021 - ISE-AC - Psicólogo |
Q2032134 Psicologia
J.C. é um jovem de 15 anos, do sexo masculino, que vem apresentando dificuldades sociais e emocionais, e por isso foi encaminho para uma profissional de psicologia a fim de realizar uma avaliação psicodiagnóstico. Na entrevista, foi relatado que os sintomas de medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais J.C. pode ser avaliado pelos outros formam o problema central, como quando tem que apresentar trabalhos em grupo, sendo que ele não se repete quando J.C. permanece sozinho ou em situações em que não pode ser avaliado negativamente. De acordo com o relato colhido, tais sintomas acentuaram-se fortemente após J.C. vomitar na frente dos colegas de turma há um ano. Desde então, o jovem vem evitando situações de interação social onde pode receber avaliações e reporta ataques de ansiedade quando é exposto às mesmas.
Com base no relato colhido pela psicóloga, a partir dos diagnósticos apresentados a seguir, a hipótese diagnóstica que reúne mais elementos referentes aos sintomas demonstrados pelo avaliando é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D