Questões de Concurso Público Prefeitura de Ivoti - RS 2021 para Professor - História

Foram encontradas 8 questões

Q1883629 História
Analise as assertivas a seguir considerando a originalidade da Civilização Egípcia:

I. Distinguiram-se por suas crenças, pelo desenvolvimento da agricultura que gerava excedente de produção, com destaque pela utilização do Rio Struma.
II. O Rio Struma, centralizado no oeste do Egito antigo, com sua extensão de 415 km, faz parte da herança, sendo na história um condicionamento ao modo de vida da época.
III. Na administração estatal egípcia, configurou-se um conjunto de poderes, com fundamento de povo, nação e território, portanto, considerava-se que apenas os povos sedentários são dotados de Estado.
IV. Desenvolveram a agricultura, tendo uma relação profunda com o Rio Nilo, sendo os deuses e a vida após a morte o centro de suas preocupações. Construíram, também, grandes túmulos e pirâmides, destacando desde cedo o desenvolvimento da ciência e tecnologia, porém, a ciência mantinha uma relação estreita com a arte e a religião.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q1883630 História
Com base na historiografia do Antigo Egito, analise as assertivas abaixo:

I. O período pré-dinástico se deu pela formação dos nomos, terminando com a unificação dos Reinos do Norte e do Sul.
II. O antigo império teve sua origem com a unificação de Menés, configurando o seu término na chamada Revolta dos Nobres.
III. Com o final da Revolta dos Nobres, estabeleceu-se o Médio Império, terminando somente com a invasão dos Hicsos.
IV. O chamado novo império deu início com a expulsão dos Hicsos, terminando somente com a invasão dos Assírios.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q1883631 História
As fases da história política da Mesopotâmia didaticamente são dividida em três grandes momentos; portanto, assinale a alternativa que representa a fase reconhecida pela historiografia como um período fortemente militarizado e expansionista.
Alternativas
Q1883632 História
Vários povos oriundos de tribos sunitas fixaram-se na Mesopotâmia e na Palestina. Portanto, entre os povos, existia um que possuía um sistema comunitário, no qual a produção era de propriedade familiar, formando uma comunidade patriarcal, regulamentada por leis, costumeira, em que o direito à primogenitura assegurava a transmissão de poder ao filho mais velho. Nessa sociedade, as mulheres não possuíam uma posição expressiva, sendo prática comum a poligamia e a venda de alguns filhos. O contexto apresentado refere se ao:
Alternativas
Q1883633 História
Com base na historiografia sobre o Feudalismo, analise as assertivas abaixo:

I. Na hierarquia social do Feudalismo, a posição de cada indivíduo era determinada pela posse da terra, sendo que os grandes proprietários eram os senhores mais poderosos. Teoricamente, significa que o Rei era o Senhor suserano mais importante de todos, tendo obrigação de vassalagem somente ao papa.
II. Na hierarquia social do Feudalismo, existia uma equidade das classes sociais, pois o sistema de vassalagem compilava os suseranos, proporcionando uma mobilidade social e uma ascensão por méritos à posse da terra.
III. O feudo era um núcleo de produção autossuficiente onde os trabalhadores eram obrigados a fazer o roçado, derrubar florestas, drenar pântanos, plantar e cuidar. Basicamente, o feudo englobava um castelo fortificado, com liberdade de produção, distribuição justa e igualitária de toda produção, gerando menos desigualdade no habitat comunal.
IV. Na estrutural do feudalismo, existiam três estamentos ou ordens na sociedade, o clero, a nobreza e o povo. Porém, ao povo era delegada a função administrativa com o dever de governar e dar proteção aos demais; já o núcleo de produção era de incumbência do clero local.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: D