Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo
Foram encontradas 5 questões
Ano: 2010
Banca:
FGV
Órgão:
FIOCRUZ
Prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo |
Q576847
Arquitetura
Texto associado
A partir do texto, analise os conceitos apresentados a seguir.
A noção de historicidade e a valorização do passado remonta
ao séc. XV, quando houve interesse crescente pelas obras da
Antiguidade. Mas foi somente a partir do século XVIII, com o
Iluminismo, que a noção de História, entendida como é hoje,
ganhou forma. A França de fins do século XVIII e início do XIX,
no período pós-revolucionário, apresentava um quadro de
desolação do seu patrimônio artístico.
Também na Inglaterra, as profundas e aceleradas
modificações geradas pela recente industrialização
contribuíram para o nascimento de um sentimento de
preservação, diante das reais ameaças de perda e de
obsolescência.
Esses movimentos, somados à consolidação da noção de monumento como documento histórico, deram origem a uma nova maneira de encarar a herança cultural, que resultou nos movimentos de preservação e de restauração de monumentos.
Esses movimentos, somados à consolidação da noção de monumento como documento histórico, deram origem a uma nova maneira de encarar a herança cultural, que resultou nos movimentos de preservação e de restauração de monumentos.
A partir do texto, analise os conceitos apresentados a seguir.
I “Uma só coisa deve ser evitada a todo custo do ponto de
vista do valor de antiguidade: a intervenção arbitrária da
mão do homem no estado do monumento. Não se deve
nem acrescentar, nem eliminar, sem substituir aquilo que
se alterou no decorrer dos anos sob a ação das forças
naturais, assim como não se devem suprimir acréscimos
que alteraram a forma original.”
II “A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode jamais ter existido em um dado momento.”
III “O restauro constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão ao futuro”
IV “Nem pelo público, nem por aqueles que são responsáveis por monumentos públicos, o verdadeiro sentido da palavra restauração é entendido. Significa a mais total destruição após a qual nenhum remanescente pode ser reunido; uma destruição acompanhada de uma falsa descrição do objeto destruído.”
II “A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode jamais ter existido em um dado momento.”
III “O restauro constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão ao futuro”
IV “Nem pelo público, nem por aqueles que são responsáveis por monumentos públicos, o verdadeiro sentido da palavra restauração é entendido. Significa a mais total destruição após a qual nenhum remanescente pode ser reunido; uma destruição acompanhada de uma falsa descrição do objeto destruído.”
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente e na
mesma ordem, os autores desses conceitos.
Ano: 2010
Banca:
FGV
Órgão:
FIOCRUZ
Prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo |
Q576849
Arquitetura
As lacunas foram, dentre outros, tema de exaustivo estudo
de Cesare Brandi. Na comunicação apresentada no XX
Congresso de História da Arte em Nova York, em 1961,
intitulada “Apostila Teórica para o Tratamento das Lacunas",
ele ressalta que:
Ano: 2010
Banca:
FGV
Órgão:
FIOCRUZ
Prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo |
Q576858
Arquitetura
O conceito de patrimônio cultural apresenta constante
evolução. Atualmente, com a incorporação de testemunhos
intangíveis e, por consequência, de elementos da cultura
propriamente dita de um povo, esta entendida como os seus
modos de fazer e viver, as ações de preservação requerem
cada vez mais tratamentos particularizados que levem em
conta as especificidades de cada cultura. No Brasil, esse alargamento de conceito se materializou
oficialmente a partir:
Ano: 2010
Banca:
FGV
Órgão:
FIOCRUZ
Prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo |
Q576863
Arquitetura
As patologias verificadas em uma edificação podem ter
diferentes causas que devem ser analisadas na etapa de
diagnóstico.
Correlacione as patologias, com suas causas. PATOLOGIAS
I. Desgaste de pisos
II. Manchas escuras ou esverdeadas
III. Fissuramento por dilatação e contração dos materiais IV. Umidade ascendente
CAUSAS
a. Agentes externos relacionados com o clima
b. Agentes externos relacionados com o Ambiente
c. Agentes biológicos d. Agentes inerentes ao uso
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
I. Desgaste de pisos
II. Manchas escuras ou esverdeadas
III. Fissuramento por dilatação e contração dos materiais IV. Umidade ascendente
CAUSAS
a. Agentes externos relacionados com o clima
b. Agentes externos relacionados com o Ambiente
c. Agentes biológicos d. Agentes inerentes ao uso
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Ano: 2010
Banca:
FGV
Órgão:
FIOCRUZ
Prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo |
Q576864
Arquitetura
A escolha do tipo de intervenção em bens imóveis de valor
cultural depende de uma série de fatores como o estado de
conservação, o uso proposto, o grau de proteção etc.
Correlacione os tipos de intervemção, apresentados na
coluna da esquerda, com suas respectivas definições. Tipo de intervenção
I. conservação
II. Réplica
III. Restauração
IV. Reabilitação
Definição
a. Cópia exata do original ainda existente. É comum para substituição de esculturas originais existentes em espaços públicos, as quais muitas vezes passam a compor acervo museológico, em condições ambientais monitoradas
b. Intervenção que devolve as características intrínsecas da obra; preenche e reintegra as lacunas, recompõe a imagem
c. Intervenção na matéria de que se constituem os edifícios para a manutenção da integridade física
d. Intervenção em edifícios para adaptação a novo uso
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
I. conservação
II. Réplica
III. Restauração
IV. Reabilitação
Definição
a. Cópia exata do original ainda existente. É comum para substituição de esculturas originais existentes em espaços públicos, as quais muitas vezes passam a compor acervo museológico, em condições ambientais monitoradas
b. Intervenção que devolve as características intrínsecas da obra; preenche e reintegra as lacunas, recompõe a imagem
c. Intervenção na matéria de que se constituem os edifícios para a manutenção da integridade física
d. Intervenção em edifícios para adaptação a novo uso
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.