Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2018 para Enfermeiro Obstetra

Foram encontradas 12 questões

Q923460 Enfermagem
O Ministério da Saúde (2012) preconiza que o objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, na perspectiva do parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas. No que se refere ao processo de nascimento, analise as afirmativas abaixo.
I Se o início precoce do pré-natal é essencial para a adequada assistência, o número ideal de consultas permanece controverso. No entanto, a Organização Mundial da Saúde preconiza que o número adequado de consultas deveria ser igual ou superior a seis. II Quando o parto não ocorre até a 38ª semana, é necessário encaminhar a gestante para a avaliação do bem-estar fetal, incluindo a avaliação do índice do líquido amniótico e o monitoramento cardíaco fetal. III Atenção especial deverá ser dispensada às grávidas com maiores riscos de complicações (grau de recomendação A). Nesses casos, as consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28ª e 36ª semanas e semanais no termo (grau de recomendação D). IV As grávidas, ao atingirem 40 semanas de gestação, receberão alta do pré-natal aguardando os sinais de início do trabalho de parto para poderem se deslocar à maternidade de referência.
De acordo com o Ministério da Saúde (2013), estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q923461 Enfermagem
O caso a seguir serve de referência para responder à questão.

Uma paciente de 31 anos, G-III, P-II, A-0, compareceu à Unidade de Saúde da Família no dia 01/03/2018 com resultado do exame de Beta HCG positivo. Sua última menstruação foi em 17/01/2018, trabalha como dona de casa e vive em união estável. Refere que sua mãe tem diabetes e o pai hipertensão arterial e nega outras patologias familiares.
Com base nessas informações, a idade gestacional da paciente é de
Alternativas
Q923463 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde (2012), a manobra de Leopold consiste em um método de palpação obstétrica que compreende 4 (quatro) passos realizados antes da medida da altura uterina, os quais contribuem para identificar a situação e a apresentação fetal. No que se refere à palpação obstétrica, considere as afirmativas abaixo.
I A palpação obstétrica deve iniciar-se pela delimitação do fundo uterino, bem como de todo o contorno da superfície uterina. II Os polos cefálico e pélvico e o dorso fetal são facilmente identificados a partir do segundo trimestre. III O feto pode estar em situação longitudinal ou transversa, mas isso não interfere na relação da palpação obstétrica com a idade gestacional. IV A identificação das apresentações mais frequentes são a cefálica e a pélvica.
Em relação ao método de palpação conhecido como manobra de Leopold, estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q923464 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde (2012), pode-se utilizar a altura uterina e o toque vaginal quando a data e o período da última menstruação da gestante são desconhecidos. Considerando essa possibilidade,
Alternativas
Q923465 Enfermagem
O texto a seguir serve de referência para responder à questão.

A eclâmpsia é uma das complicações da gravidez que exige condutas imediatas, e a administração do sulfato de magnésio realizada pelo profissional médico requer um trabalho em equipe. O Ministério da Saúde recomenda que o sulfato de magnésio pode ser utilizado durante o trabalho de parto, parto e puerpério (BRASIL, 2012). Portanto, o enfermeiro deve estar atento aos cuidados com o uso dessa medicação.
O Manual Técnico sobre Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde (BRASIL, 2012) preconiza a seguinte rotina de administração da dose de ataque do sulfato de magnésio (MgSO4):
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: B
5: A