Questões de Concurso Público Prefeitura de Crato - CE 2021 para Agente de Endemia

Foram encontradas 4 questões

Q1790356 Saúde Pública
Pode ser considerada atribuição/atividade inerente aos Agentes de Combate às Endemias - ACE, EXCETO:
Alternativas
Q1790357 Saúde Pública

Leia atentamente os itens sobre visita domiciliar do Agente de Controle de Endemias e assinale a opção CORRETA:


I. A visita domiciliar objetiva, entre outros, orientar as pessoas sobre precauções para a não proliferação do mosquito vetor da dengue, como a eliminação de possíveis criadouros e tratamento dos depósitos de água que não possam ser eliminados.

II. O Agente deve se identificar (identificação pessoal e institucional) ao (à) proprietário (a) do imóvel, relatar o trabalho a ser realizado e convidá-lo (la) a acompanha-lo (la) na visita.

III. Visitas domiciliares não devem ser realizadas na ausência de um responsável maior de idade.

IV. Ao ser concluída a visita, o agente deve finalizar o preenchimento do Boletim de Campo e preencher a ficha de visita com nome (legível), data, atividade e horário de saída, solicitando que o responsável guarde-a em local seguro, para que nela possa ser registrada a próxima visita, bem como para uso em supervisão.

Alternativas
Q1790365 Saúde Pública

A (X) é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão de sangue. A infecção pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. A (Y) é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter mais de uma vez. (Z) é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, em Uganda. Cerca de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.


X, Y e Z mencionados no texto acima podem ser substituídos, respectivamente, por:

Alternativas
Q1790368 Saúde Pública
Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos elementos envolvidos na cadeia de transmissão da Esquistossomose:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E