Questões de Concurso Público Petrobras 2011 para Médico do Trabalho Júnior

Foram encontradas 18 questões

Q183489 Segurança e Saúde no Trabalho
Em caso de atividades laborativas com uso predominante de movimentos da coluna cervical, cintura escapular e membros superiores, com o objetivo de estabelecer ações preventivas, o Médico do Trabalho deve classificar os movimentos que possam trazer risco de adoecimento para tendões e músculos. As contrações musculares classificam-se em estáticas e dinâmicas. Quando a predominância for de ações musculares estáticas, a prevenção diária deve ser instituída por meio de
Alternativas
Q183493 Segurança e Saúde no Trabalho
Os produtos derivados do petróleo devem ser observados pelo Médico do Trabalho em relação às suas medições ambientais, fichas toxicológicas e à monitorização biológica, para inserção de critérios de monitorização biológica dos trabalhadores e implantação de ações de prevenção de doenças.

Os produtos com maior percentual de produção também são aqueles que possuem maior relação com os trabalhadores. Nessa perspectiva, os produtos de maior produção e que necessitam de maior observação médica são:
Alternativas
Q183504 Segurança e Saúde no Trabalho
O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) tem como finalidade a vigilância epidemiológica de doenças. Com base no que ali está expresso, o grupo de moléstias que NÃO é de notificação compulsória nacional é composto de:
Alternativas
Q183506 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhador de 40 anos de idade desenvolve atividades laborativas em processo de controle de bombeamento de petróleo há 2 anos. Em sua história ocupacional, consta que realizou atividade de limpeza de tanques de combustíveis por 8 anos. Fez admissional e periódicos com avaliação clínica e exames complementares, incluindo hemograma completo, transaminases (AST e ALT), gama glutamil transferase, bilirrubinas totais e frações e LDH, todos com valores dentro da normalidade. Apresenta queixas de mialgia generalizada refratária a medicamentos. O Médico do Trabalho deverá utilizar as orientações contidas nas NR-7, NR-15, Anexos 13 e 13 A, e na
Portaria no 776/04, do Acordo do Benzeno, para nortear sua investigação diagnóstica em trabalhador suspeito de doença ocupacional.

Nesse caso, as principais patologias que devem entrar em diagnóstico diferencial são
Alternativas
Q183508 Segurança e Saúde no Trabalho
Homem de 28 anos de idade trabalha em plataforma de petróleo há 4 anos, na atividade de mecânico de manutenção. Relata que sua atividade o deixa exposto à vibração e que, ao realizar recuperação de ductos e sistemas de exploração de petróleo, tem contato com produtos químicos. Nas duas últimas semanas, inalou hidrocarbonatos orgânicos ou tinta com ligantes hidrófobos por 1 hora/dia. Foi informado pelo Engenheiro de Segurança que a dose do produto se encontra em níveis considerados de ação e sua tarefa foi realizada em ambiente ventilado. Apesar dessas explicações, iniciou quadro de tonteira, cefaleia e náuseas. O Médico do Trabalho deverá identificar e classificar o grau de intoxicação, analisando os sintomas dos trabalhadores para fundamentar tomada de decisões.
Com base nos sintomas, a sequência que identifica intoxicação por hidrocarbonatos orgânicos em grau muito elevado, com ação de emergência médica, está em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: E