Questões de Concurso Público CEFET-MG 2022 para Bibliotecário
Foram encontradas 2 questões
Ano: 2022
Banca:
CEFET-MG
Órgão:
CEFET-MG
Provas:
CEFET-MG - 2022 - CEFET-MG - Bibliotecário
|
CEFET-MG - 2022 - CEFET-MG - Enfermeiro |
Q1960737
Português
Texto associado
Despertar para a realidade exige esforço e reflexão crítica.
Gabriela Lenz de Lacerda
A história do Brasil, como a própria história do mundo, é definida por
uma sucessão de violências.
A subjugação das mulheres tem relação com o próprio processo de
colonização, na medida em que se trata de formas de dominação e de
exploração necessárias ao desenvolvimento do capitalismo. A fim de
permitir a acumulação primitiva de capital, era necessário que as próprias
relações sociais fossem pautadas na violência e na hierarquização dos
seres humanos, com controle dos corpos que pudessem ser úteis ou
prejudiciais ao sistema.
Mais de 500 anos depois, não conseguimos romper essa persistência
história e, não por acaso, vivemos hoje no país mais desigual da América
Latina e em um dos mais desiguais do mundo. As violências praticadas
contra mulheres, contra descendentes dos africanos e indígenas
escravizados e contra a natureza são a herança que recebemos. Nós,
que habitamos essa porção de terra batizada de Brasil, fundada pela
violência, precisamos ter em mente que o racismo, o sexismo e a
desconexão com a natureza não apenas estruturam a nossa sociedade.
São estruturantes também da nossa própria subjetividade.
Despertar para a realidade pressupõe, assim, refletirmos de forma crítica
e profunda sobre o nosso próprio racismo, sexismo e colonialismo.
Se queremos realmente contribuir para a construção de um mundo
melhor, mais justo e igualitário, temos que retomar a lição de Paulo
Freire (2014): toda ação libertadora é necessariamente acompanhada
de uma profunda reflexão. Somente compreendendo a nossa própria
posição na estrutura social – nossos privilégios e vulnerabilidades –
e lembrando que “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta
sozinho”, podemos, juntos, nos libertar em comunhão. A revolução
começa – mas não termina – dentro de nós!...
LACERDA, Gabriela Lenz de. Despertar para a realidade exige esforço e reflexão crítica.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/despertar-para-a-
-realidade-exige-esforco-e-reflexao-critica/. Acesso em 09 mai. 2022.
Sobre os articuladores textuais destacados no excerto de artigo de
opinião, pode-se afirmar que:
I. A conjunção “como” estabelece relação de comparação entre a história do Brasil e a dos demais países do globo terrestre.
II. A locução “na medida em que” cria a relação de causalidade entre a subjugação das mulheres e as formas de dominação e de exploração próprias do capitalismo.
III. O conectivo “assim” introduz a conclusão sobre o que é necessário para o nosso despertar sobre a nossa própria realidade.
IV. O “se” estabelece a condição para recuperarmos os ensinamentos de Paulo Freire.
Estão corretas as afirmativas
I. A conjunção “como” estabelece relação de comparação entre a história do Brasil e a dos demais países do globo terrestre.
II. A locução “na medida em que” cria a relação de causalidade entre a subjugação das mulheres e as formas de dominação e de exploração próprias do capitalismo.
III. O conectivo “assim” introduz a conclusão sobre o que é necessário para o nosso despertar sobre a nossa própria realidade.
IV. O “se” estabelece a condição para recuperarmos os ensinamentos de Paulo Freire.
Estão corretas as afirmativas
Ano: 2022
Banca:
CEFET-MG
Órgão:
CEFET-MG
Provas:
CEFET-MG - 2022 - CEFET-MG - Bibliotecário
|
CEFET-MG - 2022 - CEFET-MG - Enfermeiro |
Q1960739
Português
Texto associado
A questão refere-se ao texto a seguir.
O que pode um funk?
Ivana Bentes
[...] Retomando essa figura meio arquetípica do Brasil, o funk
feminino de Anitta incorporou as questões de gênero conjugando a
malandragem com um feminino plural.
Vai, Malandra, o clipe, traz verdadeiros memes visuais,
culturais e musicais que valem por um tratado sociológico. Ainda não
se escreveu, e faz falta, um tratado sobre os corpos pensantes das
mulheres, para além do imaginário em torno da bunda, da raba, do
bumbum, do traseiro da mulher brasileira, que virou um disparador de
questões sensações! O corpo sexualizado na era da sua ressignificação
pelas próprias mulheres!
Um corpo que o funk, o samba, o biquíni de fita isolante, toda
a cultura solar carioca já vem dizendo, tem tempo, que não precisa ser
apenas objeto e signo de assujeitamento, toda vez que quiser se exibir.
A bunda (e o corpo das mulheres) pode se deslocar da
objetificação para a subjetivação! A bunda viva de Anitta com sua
celulite sem photoshop é sujeito e não objeto. Se as mulheres fazem o
que quiserem com seus corpos (a Marcha das Vadias explicou isso para
a classe média), elas podem inclusive se “autoexplorarem”, ensina o
funk. A bunda ostentação de Anitta no início do clipe já aponta para
esse outro feminismo (de mulheres brancas, apenas? Acho que não!).
BENTES, Ivana. O que pode um funk? Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/anittavai-malandra-ivana-bentes/. Acesso em 28 abr. 2022.
Para compor seu artigo de opinião, Ivana Bentes faz uso de