O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Concurso Público DPE-PB 2021 para Psicólogo

Foi encontrada 1 questão

Ano: 2021 Banca: APICE Órgão: DPE-PB Prova: APICE - 2021 - DPE-PB - Psicólogo |
Q1752712 Psicologia

As implicações das desigualdades sociais na saúde da população tem sido tema de investigação pela pesquisadora em saúde coletiva Rita Barata. Segundo a pesquisadora, é possível identificar quatro teorias principais para a compreensão das desigualdades sociais em saúde. Sobre tais teorias, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas que seguem:


( ) A teoria mais antiga e mais facilmente aceita é a estruturalista e materialista, que confere maior importância à estrutura econômica da sociedade.

( ) Na Améria Latina a discussão sobre as desigualdades sociais vem sendo feita principalmente à luz da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Nessa teoria a posição de classe e a reprodução social passam a ser vistas como secundárias na determinação do perfil de saúde e doença.

( ) A teoria psicossocial oferece mais importância à percepção da desvantagem social como fonte de estresse e desencadeador de doença. Diferentemente da teoria estruturalista, predomina a privação relativa, ou seja, as diferenças entre os grupos sociais no interior de cada população passam a ser um determinante fundamental.

( ) A teoria ecossocial chama a atenção para os processos lineares que articula processos distais, intermediários e proximais a partir da concepção entre os fatores biológico, social e psíquico.

( ) Apenas a teoria da determinação social do processo saúde-doença, a psicossocial e a ecossocial compreendem o processo saúde-doença como intrinsecamente histórico, isto é, determinado pelas condições estruturais e conjunturais em que vivem as populações humanas.


Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:

Alternativas
Respostas
1: B