Questões de Concurso Público Prefeitura de Descanso - SC 2022 para Farmacêutico

Foram encontradas 7 questões

Q1984909 Farmácia
Sobre os aspectos práticos do conceito de meia-vida biológica das drogas, julgue as afirmativas abaixo como V, para verdadeira, ou F, para falsa:

(__)Após o tempo de quatro a seis meias-vidas, a droga praticamente atinge sua concentração plasmática máxima constante média (Css).
(__)Quanto mais curta a meia-vida, mais lentamente se alcança a concentração máxima constante.
(__)Quanto mais curta a meia-vida, mais flutuará a concentração plasmática entre as doses.
(__)O emprego de preparações de liberação prolongada ou retardada promovem grandes variações da concentração plasmática da droga.
(__)Quando a meia-vida é prolongada acima do valor normal, como acontece com os digitálicos e a gentamicina na presença de insuficiência renal, o tempo é maior para se alcançar a concentração plasmática máxima constante.
(__)A concentração plasmática máxima constante média de uma droga, após doses repetidas, pode ser calculada a partir do conhecimento do comportamento cinético de uma única dose.

Após análise, marque a opção que apresenta a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q1984910 Farmácia
Paciente do sexo feminino, 31 anos, natural do Rio de Janeiro, procurou atendimento ambulatorial em março/2015 no Hospital Geral da cidade com história de hipercolesterolemia desde os 16 anos, porém nunca havia tomado nenhuma medicação e fazia apenas dieta sem melhora laboratorial e atividade física regular assistida de alta intensidade 05 vezes/semana desde os 18 anos. História familiar de hipercolesterolemia (Colesterol Total > 290 mg/dL) em dois familiares de primeiro grau (mãe e irmão). Avô materno falecido de infarto agudo do miocárdio antes de 50 anos. Paciente apresentou exame laboratorial de fevereiro/2015 com resultados de lipidograma: Colesterol Total: 385 mg/dL; HDLc: 86 mg/dL; LDLc: 252 mg/dL e Triglicerídeos: 92mg/dL.
(Fonte ADAPTADA: Cunha, AFC; Ribeiro, I. Hipercolesterolemia Familiar: a Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces - International Journal of Cardiovascular Sciences. 2017;30(6)550-553)
Considerando o caso descrito, marque a opção que apresenta o mecanismo de ação das drogas de primeira escolha para o tratamento dessa paciente.
Alternativas
Q1984913 Farmácia
Os excipientes têm diversas funções em uma formulação farmacêutica, sendo determinantes para garantir as características principais do produto, contribuindo para a forma física, a textura, a estabilidade, o sabor e a aparência geral.
Sobre esse tema, relacione a 1ª coluna contendo os tipos de excipientes existentes à descrição apresentada na 2ª coluna:

1ª Coluna
(A)Conservantes.
(B)Agentes tamponadores.
(C)Corantes.
(D)Aglutinantes.
(E)Edulcorantes.
2ª Coluna
(__)Adicionados à formulação para evitar que o pH se altere e, consequentemente, proporcione degradação do insumo farmacêutico ativo ou incompatibilidade com a via de administração.
(__)Utilizados para conferir cor em preparações sólidas e líquidas.
(__)Utilizados para conferir o sabor doce a uma preparação.
(__)Previne o crescimento de microrganismos em uma preparação farmacêutica.
(__)Utilizadas para promover a adesão das partículas dos pós, formando granulados destinados à compressão.

Após análise, marque a opção que contém a sequência correta da 2ª coluna: 
Alternativas
Q1984915 Farmácia
Interação medicamentosa ocorre quando um fármaco interage ou interfere na ação de outro produzindo efeitos aditivos, sinérgicos ou antagonistas. Relacione a 1ª coluna contendo os efeitos das interações fármaco-fármaco com a descrição apresentada na 2ª coluna:

1ª Coluna
(A)Efeitos aditivos.
(B)Efeitos sinérgicos.
(C)Efeitos antagonistas.
2ª Coluna
(__)Os fármacos interagem entre si e produzem um efeito maior do que a soma de suas ações separadas.
(__)Um fármaco interfere na ação do outro, neutralizando ou reduzindo o efeito de um deles.
(__)O efeito combinado de dois fármacos é igual à soma de cada fármaco administrado isoladamente.

Após análise, marque a opção que contém a sequência correta da 2ª coluna: 
Alternativas
Q1984918 Farmácia
O fragmento abaixo apresenta um resumo do ciclo de replicação do HIV. Os números 1, 2, 3 e 4 indicam alvos de ação de medicamentos utilizados no tratamento dessa doença (antivirais).

"O processo de entrada do vírus HIV começa com interações de alta afinidade da glicoproteína gp120 do vírus com a superfície dos receptores CD4 das células do hospedeiro como linfócitos T e macrófagos. Esta interação ocasiona mudanças conformacionais na gp120 que promove a participação de co-receptores, principalmente CCR5 ou CXCR4. Para a entrada do HIV na célula é necessária a ligação com estes co-receptores quimiocínicos para ativar mudanças conformacionais na membrana e posterior fusão. Estes primeiros eventos ativam a glicoproteína trimérica gp41 que media a fusão (1) das membranas viral e celular. A fusão leva à injeção do capsídio do HIV à célula e posterior liberação do seu material genético e de enzimas necessárias para a replicação. Ocorre, então, a transcrição reversa (2) do RNA genômico viral (formação do DNA a partir do RNA pela ação da enzima transcriptase reversa do HIV), que culmina na formação de uma dupla hélice de DNA viral. O DNA é transportado para dentro do núcleo celular, onde sofre clivagens específicas e é integrado ao DNA da célula do hospedeiro pela ação da enzima integrase (3) . A ativação da célula hospedeira resulta na transcrição do DNA em RNA mensageiro, que é traduzido em proteínas virais. A enzima protease (4) do HIV é necessária neste passo para clivar a poliproteína viral precursora em proteínas individuais maduras. O RNA e as proteínas virais agrupam-se na superfície celular como um novo vírion e são liberados para infectar outra célula".
(Fonte: https://www.scielo.br/j/qn/a/nhLGRbxPCt3tpn3y9vPh9dq/?lang=pt)
Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre o número e a classe de antiviral:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: C