Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Chuva Ácida e Efeito Estufa.


QUESTÕES PARA PRATICAR

(37 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q796325
Aplicada em: 2017
Banca: IBFC
Órgão: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR

Os óxidos de enxofre e de nitrogênio presentes na atmosfera apresentam caráter ácido, o que leva a um aumento a acidez da água da chuva. A chuva ácida pode causar muitos problemas para as plantas, os animais, o solo, a água, e também para as pessoas. Sobre o tema, analise as afirmações.

I. O pH da água pura é 7,0, mas o dióxido de carbono (CO2 ) presente na atmosfera se dissolve na água, levando à formação do ácido carbônico (H2CO3), e, portanto, o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6; ou seja, a chuva é naturalmente ácida.

II. A chuva ácida pode levar à acidificação do solo, porém alguns tipos de solo são capazes de neutralizar pelo menos parcialmente a acidez da chuva devido à presença de calcário (CaCO3). Os solos que não têm calcário são mais suscetíveis à acidificação.

III. O excesso de acidez na chuva pode provocar a acidificação de lagos, principalmente aqueles de pequeno porte. O pH em torno de 5,5 já pode matar larvas, pequenas algas e insetos, prejudicando também os animais que dependem desses organismos para se alimentar.

É correto o que se afirma em:

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior